UnC sedia debates sobre Ensino, Pesquisa e Extensão no Fórum da ACAFE

A Universidade do Contestado foi palco de importantes discussões sobre ensino, pesquisa e extensão durante os dois dias de realização do Fórum Integrado da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE. O evento teve duração de dois dias. A UnC juntamente com oito instituições da  Acafe, discutiu temáticas pertinentes à produção e disseminação de conhecimento nas Universidades catarinenses, afirma o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão interino, Gabriel Bonetto Bampi.
O presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Sergio Gargioni, fez apresentação com o tema “Políticas e Incentivos à Inovação Tecnológica nas Instituições de C&T” na sexta-feira, 25.
forum na unc
É a primeira vez que a UnC sedia o evento e, nesta 5ª edição, reuniu Reitores, gestores, docentes e acadêmicos das Universidades Unibave, Univali, Unisul, Unoesc, Unochapecó, Unifebe, Unidavi e Unesc. Na cerimônia de abertura, na quinta-feira à noite, estiveram presentes o Diretor de Educação Superior da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Gilberto Luiz Agnolin, o secretário Executivo da ACAFE, Paulo Ivo, o presidente da ACAFE, Aristides Cimadon, Reitor da Unoesc, a Reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva e os reitores e Pró-Reitores das Instituições parceiras. Em seu discurso a Reitora Solange destacou a importância da UnC ser a Universidade anfitriã do evento, que tem a importante missão de discutir temas emergentes relacionados ao tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.
Além da apresentação de 81 trabalhos científicos sobre diversos temas, o Fórum reuniu os representantes das Câmaras Setoriais da ACAFE: Ensino de Graduação, GT de Avaliação Institucional, GT de Assessoria Pedagógica, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, GT de Extensão, Tecnologia e Inovação. A palestra sobre a Curricularização da Extensão foi ministrada pela Vice-Reitora de Extensão da UPF, Dra. Bernadete Dalmolin. Na palestra de abertura, o professor Dr. Vitor Henrique Paro, da USP abordou a Educação Básica e Pós-Graduação. Na manhã de sexta-feira, o tema Inovação Aberta nas Universidades foi ministrado pelo Dr. Maurício Henrique Benedetti.

Fonte: UnC, com adaptações.