Novos membros da ABC são diplomados na UFSC

No dia 16 de setembro, os professores Jacob Palis, presidente da ABC (Academia Brasileira de Ciências), e Sergio Gargioni, presidente da FAPESC, prestigiaram a cerimônia de diplomação de novos membros afiliados da Regional Sul da ABC.
Entre eles, está Marcelo Farina, pesquisador do Centro de Ciências Biológicas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) que em seu discurso, citou ter tido apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Farina realizou um estudo sobre o papel da exposição perinatal aos pesticidas no desenvolvimento de neurotoxicidade dopaminérgica e sintomas relacionados à doença de Parkinson em modelos experimentais. “Este entendimento é de suma importância tendo em vista a significativa exposição aos agrotóxicos durante as fases iniciais da vida, bem como devido ao papel da inflamação como um fator de risco para o desenvolvimento de neuropatologias”, diz o professor. Seu projeto recebeu apoio do programa Universal da FAPESC, que financia pesquisas de todas as áreas do conhecimento.

Farina é o primeiro professor do Departamento de Bioquímica da UFSC a se tornar membro afiliado da ABC. Mais sobre ele em http://noticias.ufsc.br/2015/09/um-pesquisador-impulsionado-por-um-descontentamento-persistente/

A solenidade aconteceu na Sala dos Conselhos da (UFSC), e teve uma palestra do diretor-presidente da da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Acadêmico Jorge Guimarães. O tema da apresentação foi: “Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil: Passado, Presente e Futuro”.

Fonte: FAPESC, com informações da Agecom-UFSC