Três catarinenses são selecionados em chamada do Fundo Newton

A British Academy anunciou nesta semana os contemplados na chamada Newton International Fellowships Scheme, lançada em parceria com o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e o Fundo Newton. Ao todo, 16 pesquisadores de cinco unidades da federação (SP, PR, SC, DF e RJ) foram selecionados para desenvolver projetos conjuntos com britânicos por até dois anos em instituições do Reino Unido, em duas modalidades de apoio: Newton Advanced Fellowships e Newton Mobility Grants.
Foram escolhidos projetos sobre temas variados, como Educação e Gênero em áreas rurais, causas e consequências da opinião pública sobre políticas de ações afirmativas, melhorias na qualidade de vida de cadeirantes e prevenção de infecções hospitalares em pessoas acima de 65 anos. Para ser realizado cada projeto receberá entre 8 mil e 67 mil libras esterlinas (aproximadamente R$ 43 mil e R$ 363 mil). Três pesquisadores de Santa Catarina e seus parceiros britânicos foram contemplados:

  • Lincoln P. Fernandes (Universidade Federal de Santa Catarina) e Michael Toolan (University of Birmingham): Translating Children´s Narrative: A Corpus-based Study
  • Giovanna Medeiros Rataichesck Fiates (Universidade Federal de Santa Catarina) e Moira Dean (Queen’s University Belfast): Investigating the habits of shoppers when they do or don’t buy healthful foods 
  • Fabiola Chesani (Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI) e  Anne Mandy (University of Brighton): Breaking down barriers and improving quality of life for wheelchair users 

As atividades a serem desenvolvidas nas instituições dos parceiros britânicos (co-applicants) devem começar entre outubro de 2015 e março de 2016, a definir com aBritish Academy. A chamada contemplou projetos em todas as áreas estudadas nesta entidade: ciências físicas, naturais e sociais e humanidades.
A lista completa de contemplados pode ser acessada neste documento.
Fonte: Comunicação do CONFAP

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support