Governo do Estado lança editais para estimular empreendedorismo inovador

O evento de fomento à inovação marcado para as 14hs do dia 26 de agosto, no Centro de Inovação ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia), terá na sua programação o lançamento de duas chamadas públicas operadas pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), órgão do governo estadual vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).
O primeiro edital diz respeito à quinta operação estadual do Programa Sinapse da Inovação, que em 2015 contará com 1 milhão de reais adicionais (em relação a 2014), totalizando aproximadamente 6 milhões de reais. Este investimento visa transformar até 100 ideias em negócios inovadores, sejam eles produtos, processos ou outras inovações. O Sinapse dá aos empreendedores selecionados –  na maioria jovens ou sem grande experiência empresarial – o impulso que faltava para concretizar seus planos de entrar no mercado nacional ou mesmo internacional.
convite lancamento chamadas
Desde o projeto piloto feito em 2008 apenas na Grande Florianópolis, o Sinapse já contribuiu para a geração de mais de 1,2 mil empregos diretos, 294 empresas e 148 produtos, tendo rendido em negócios em torno de 72 milhões de reais e 94 patentes depositadas até 2013. Em 2014, as empresas sinápticas estimavam um faturamento acima de 120 milhões de reais, montante em grande parte injetado na economia catarinense. O  retorno na forma de impostos foi superior ao total investido nos 7 anos do programa. Ele serviu de modelo para o estado do Amazonas, que implementou seu próprio Sinapse usando a mesma metodologia usada em Santa Catarina.
Nesta operação, haverá aumento nas cotas destinadas a cada contemplado, que passará a ser de 60 mil reais, sem contar as bolsas a serem oferecidas a profissionais graduados ou mestres para atividades de apoio aos projetos selecionados. “Estes bolsistas não podem ser proprietários ou sócios da empresa. Mas se estiverem indo bem, podem pedir uma renovação das bolsas para ajudar na execução dos projetos”, diz o Prof. César Zucco, diretor técnico-científico da FAPESC.
Prêmio Stemmer
A Fundação lançará também, na tarde de quarta-feira, a sexta edição do Prêmio Caspar Erich Stemmer que vai contemplar duas categorias: Protagonista da Inovação (para pesquisadores) e Empresas de micro e pequeno portes. Seu objetivo é reconhecer esforços e dar visibilidade a pessoas e instituições catarinenses que promovem atividades inovadoras, sejam na academia, no setor produtivo ou no governo estadual.
O prêmio foi criado em 2008 pela Lei Catarinense da Inovação, e recebeu o nome de Caspar Erich Stemmer, por sua contribuição em favor da competitividade da indústria brasileira, da inovação tecnológica e da melhoria dos processos produtivos e de gestão institucional, nos âmbitos regional e nacional.
A primeira edição do Prêmio Stemmer aconteceu em 2009, e desde então, já foi contemplado um total de 58 empresas, instituições e pesquisadores. Os valores recebidos por eles ultrapassam R$ 1,38 milhão.

Fonte: FAPESC