Unibave realiza II Seminário de Homeopatia Agropecuária do Sul de Santa Catarina

O Centro Universitário Barriga Verde – Unibave realizará no dia 28 de julho, das 8 às 18h, no Centro de Vivências. O evento é resultado de uma parceria entre a Epagri e o Unibave.
O seminário abordará a homeopatia, que é uma terapia não residual, já conhecida no estabelecimento da saúde de humanos e vem ganhando cada vez mais espaço na agricultura, já que os preparados homeopáticos podem ser utilizados em humanos, animais e vegetais.
seminario homeopatia agropecuaria
“A homeopatia é uma alternativa que utiliza elementos da natureza, se tornando acessível aos pequenos agricultores. A ideia do evento é esclarecer essa ciência às famílias rurais”, salientou o coordenador do Núcleo de Pesquisa em Ciências Agroveterinárias e Ambientais – PACA, do Unibave, André Freccia.
O seminário é destinado aos colaboradores de cooperativas e associações da região Sul de Santa Catarina, empresas de serviços agropecuários, clínicas veterinárias, agricultores, profissionais e estudantes das áreas de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, tendo o objetivo de capacitá-los e disseminar a terapêutica homeopática aos profissionais que atuam em regiões de Santa Catarina propícias à contaminação dos recursos naturais por agrotóxicos, drogas veterinárias e fármacos sintéticos.
Segundo a professora e engenheira agrônoma, Tatiani Modolon, que é umas das organizadoras do evento, recentemente, tem aumentado a demanda por tecnologias com menor impacto ao meio ambiente mais acessíveis ao agricultor de baixa renda. Este é o caso do uso de preparados homeopáticos. “A Homeopatia constitui uma referência científica-metodológica com grande potencial para atender a essas exigências. Por utilizar substâncias em altas diluições e de baixo custo, apresenta impacto ambiental irrelevante e possibilita inclusão social de pequenos e médios agricultores no processo produtivo”, apontou Tatiani.
Serão diversas palestras, debates e mesa redonda com profissionais da área e relato de experiências dos produtores rurais. A participação é gratuita e dará direito ao acesso nas palestras, expositores, alimentação durante o evento e certificado de participação. A inscrição pode ser feita pelo link
Programação:
8h: entrega do material aos participantes.
8h30min: café de recepção.
9h: abertura oficial com autoridades do Unibave, Epagri e Fapesc.
10h: palestra “Homeopatia Agropecuária Sustentável” com a médica veterinária homeopata, Mônica Filomena Assis de Souza, de Campo Grande, MS.
12h: intervalo para o almoço dentro do evento.
13h30min: dinâmica motivacional para retorno ao evento.
13h45min: palestra “Homeopatia na Sanidade Animal” com o médico veterinário homeopata, Alexandre Mendonça, de Campinas do Sul, RS.
15h15min: intervalo.
15h45min: palestra “Homeopatia em Plantas e Experiências Homeopáticas na Região Oeste do Paraná” com a engenheira agrônoma homeopata, Márcia Vargas Toledo, de Marechal Cândido Rondon, PR.
17h15min: mesa redonda “Homeopatia Agropecuária em Santa Catarina”.  Debate medido pelo engenheiro agrônomo e pesquisador em homeopatia vegetal da Epagri de Lages, Pedro Boff, com a colaboração dos palestrantes e pela engenheira agrônoma docente da Udesc/CAV, Mari Inês Carissimi Boff, pelo médico veterinário homeopata, Marcelo Silva Pedroso, da Epagri Regional de Criciúma e pelo coordenador do curso de Medicina Veterinária do Unibave, Guilherme Valente de Souza.
Fonte: UNIBAVE

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support