FAPESC apoia Encontro Nacional sobre Fruticultura em Fraiburgo

Entre os dias 28 e 30 de julho, acontece em Fraiburgo a 14ª edição do ENFRUTE (Encontro Nacional sobre Fruticultura em clima temperado). O evento tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROVENTOS, que apoia a realização de eventos científicos em todo o estado. O ENFRUTE também conta com apoio da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuaria e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.), a Prefeitura Municipal de Fraiburgo, e é realizado pelo curso de Agronomia da UNIARP (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe).
enfrute
O evento propicia a apresentação e discussão de novas tecnologias de produção para a fruticultura de clima temperado. Ao longo das 13 edições já realizadas, foram realizadas mais de 70 palestras internacionais e 330 nacionais em diferentes áreas da Fruticultura de Clima Temperado, totalizando mais de 12 mil participantes entre técnicos e fruticultores.
A motivação para realizar o ENFRUTE é o segmento de produção da maçã catarinense, composto por aproximadamente 2.177 unidades produtoras, segundo a Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina, que se encontram divididas entre pequenos e médios produtores, produtores cooperados e empresas produtoras. Na esfera produtiva, 87% da maçã produzida no estado de Santa Catarina vêm de propriedades de até dez hectares. Um grande número de pequenos e médios produtores, que não possuem perfil empresarial, são obrigados a firmar contratos com grandes empresas para se beneficiarem da infraestrutura desses empreendimentos.
A programação conta com 26 palestras, sendo 12 palestrantes internacionais, e uma sessão de pôsteres com a apresentação de aproximadamente 80 trabalhos de pesquisa em fruticultura. A programação pode ser consultada aqui.
Por: Assessoria da FAPESC