MDIC abre inscrições para terceira edição de programa de aceleração de startups

A Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) abre inscrições para a terceira edição do InovAtiva Brasil, programa de capacitação, mentoria e conexão para startups brasileiras. Com novidades na edição 2015, a iniciativa irá oferecer aos participantes acesso diferenciado a editais de fomento do CNPq-SETEC/MEC e SENAI, além de perspectiva de internacionalização com fundo do Reino Unido. As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.inovativabrasil.com.br até o dia 19 de junho.

O principal objetivo do programa, executado pela Fundação CERTI em parceria com entidades como Endeavor Brasil e SENAI, é ajudar empreendedores a transformarem iniciativas inovadoras de qualquer setor (Tecnologia de Informação, Indústria e Serviços) em negócios de sucesso.

inovativa lancamento
Evento de lançamento do InovAtiva, que aconteceu na FIESP no dia 27 de abril

Segundo o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, o InovAtiva Brasil surgiu como uma resposta do Ministério a demandas recebidas há três anos por fundos de investimento, sobretudo estrangeiros. “Percebemos cinco grandes problemas no ecossistema brasileiro que motivaram a criação do InovAtiva: a falta de perfil empreendedor, validação e modelagem de negócios deficientes, capacitações inadequadas para negócios de alta tecnologia, metodologias específicas apenas nos grandes centros e pouco networking empresarial”, destacou Souza.

Em três pilares – capacitação, mentoria e conexão – o programa InovAtiva já alcançou em duas edições 7000 empreendedores e profissionais cadastrados na plataforma, 2343 projetos submetidos, 178 mentorados e 95 finalistas. Nesta terceira edição, a proximidade com grandes empresas brasileiras de diversos segmentos será uma das prioridades, segundo apontou Souza – a ideia é atrair executivos de experiência para se tornarem mentores do programa e, com isso, passarem a identificarem oportunidades de negócios, inovação e aprendizado no ecossistema de startups.

Fases do programa

Na primeira etapa, que vai até o dia 19 de junho, o InovAtiva receberá a inscrição de empreendedores em participar do ciclo de aceleração. Estão aptos negócios pré-operacionais ou empresas estabelecidas com até 5 anos de operação, aqueles com faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões e que não tenham recebido investimentos superiores a R$ 500 mil. Novos negócios (spin-offs) criados por empresas estabelecidas há mais de cinco anos também podem participar.

Após a fase inicial de inscrição, os projetos mais destacados passam para a segunda fase, na qual os empreendedores ficam em contato direto com mentores – empreendedores de sucesso, executivos de médias e grandes empresas, investidores e consultores – que ajudam as startups a compreender o mercado e a desenvolver seus produtos.

Na terceira e última fase, após mais dois meses de mentoria, os 100 negócios mais estruturados participam de uma banca de apresentação dos negócios a investidores e grandes empresas. Todas as atividades do programa são gratuitas aos participantes.

Diferenciais da edição 2015

·  O MDIC aprovou um projeto no Prosperity Fund, programa de cooperação do Reino Unido, que prevê a participação de 15 finalistas do InovAtiva 2015 com perspectiva de internacionalização para conectar os seus negócios com investidores, aceleradoras, empresas e outros atores britânicos;

·  No Edital de Inovação da Indústria, que financia projetos de Pesquisa e Desenvolvimento de empresas em parceria com unidades do SENAI, os finalistas do InovAtiva terão uma pontuação extra na avaliação dos projetos pelo SENAI;

·  Parceria com o Ministério da Educação no âmbito das Chamadas de apoio financeiro a projetos de empresas com Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, “Chamada CNPq-SETEC/MEC – Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica”. A novidade é que o MEC vai criar dentro da Chamada uma Linha de Apoio exclusiva para startups finalistas do InovAtiva Brasil. As empresas finalistas das edições anteriores, 2013 e 2014, também terão acesso.

Números Edições 2013 e 2014

·  Projetos submetidos: mais de 2.300