Começam os primeiros eventos científicos apoiados pela FAPESC em 2015

Terminou hoje (7), o III Encontro Catarinense de Práticas Complementares, um dos primeiros eventos científicos selecionados pelo edital PROEVENTOS de 2015/2016, da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). O evento é relacionado aos cursos tecnólogo e bacharelado em Cosmetologia e Estética e aconteceu na Univali (Universidade do Vale do Itajaí), no campus de Balneário Camboriú.

O tema do Encontro de Práticas Complementares foi a busca do equilíbrio físico e emocional no século XXI, e desde o dia 5 de maio contou com palestras, workshops e uma feira de produtos estéticos. “Nosso objetivo é trazer as terapias naturais para o tratamento estético, envolvendo o corpo humano com produtos de origem orgânica e sem os conservantes que podem agredir o organismo”, explica a professora Maria Enói Santos, organizadora do evento.

sinergia cosmecêutica 01 menor
Workshop de Sinergia Cosmecêutica, realizado na terça-feira, 5. (Divulgação/Univali)

O Encontro envolveu profissionais e pesquisadores das Ciências Sociais e várias áreas da Saúde, como Nutrição, Fisioterapia e Farmácia, que discutiram as pesquisas neste ramo realizadas nas universidades catarinenses e sua disseminação. Segundo Maria Enói, existem

Cerca de 800 modalidades de terapias alternativas em todo o mundo, e estima-se que cerca de 4 milhões de brasileiros utilizam alguma delas para tratar doenças e disfunções estéticas. As práticas mais comuns são a aromaterapia antienvelhecimento, uso de óleos essenciais e argilas, além de massagens.

O edital PROEVENTOS 2015-2016 contemplou, em sua primeira etapa, 48 eventos científicos que acontecerão em todo o estado até o fim de julho. Até o dia 21 de maio está aberta a segunda fase do edital, que contemplará eventos a serem realizados de 1° de agosto a 31 de outubro. O edital completo pode ser consultado aqui.

O Encontro de Práticas Complementares foi realizado em paralelo ao Olhares Múltiplos, promovido pela Univali nos campi de Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis. O SUPIMPPA – Uma Ilha Criativa, também ligado a este evento, é mais um exemplo de apoio da FAPESC e aconteceu em Florianópolis. 

Por: Jéssica Trombini – Assessoria da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support