FAPESC apoia livro sobre Educação, História e Cultura Indígena

Pesquisadores da FURB (Universidade Regional de Blumenau) publicaram uma coletânea de artigos que contribui para a valorização de povos indígenas como os Xokleng Laklãnõ, Guarani e Kaingang, habitantes originários de Santa Catarina.  A obra Educação, História e Cultura Indígena: desafios e perspectivas no Vale do Itajaí foi produzida pela EDIFURB, e é resultado de um projeto de pesquisa aprovado no âmbito do Programa Universal, da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Especificamente, o livro relata como a história e cultura dos povos indígenas integram os currículos das escolas situadas na região do Vale do Itajaí. Busca também identificar algumas contribuições, desafios e perspectivas para processos formadores e vivências sociais que se pautem pelo respeito, valorização e interação com os povos indígenas, segundo os organizadores da obra, entre eles Lilian Blanck de Oliveira, líder do grupo de Pesquisa Ethos, alteridade e Desenvolvimento, da FURB.  Ela atua em áreas como direitos humanos , formação inicial e continuada de professores, tendo sido a coordenadora do projeto de pesquisa aprovado pela FAPESC, por meio da Chamada Pública 07/2009.

Livro Lilian Blanck - educação cultura historia indigena edifurb

O programa à qual a chamada se refere é conhecido como “universal” por atender a todas as áreas do conhecimento e foi um dos primeiros a ser instituído na FAPESC, em 2001. Desde então, já foram repassados mais de R$ 27 milhões para a comunidade científica catarinense, atendendo a milhares de projetos de pesquisa científica. As conclusões de muitos deles foram publicadas em livros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support