Documentário AGUA_VIDA com produção da TV UFSC e Rede Guarani/Serra Geral

No Dia Mundial da Água, 22 de março, estreia às 18h na TV Brasil o documentário AGUA_VIDA, que analisa a crise ambiental e civilizatória que permeia a questão dos recursos hídricos do planeta. A direção é do cineasta Zeca Nunes Pires e roteiro do Professor Emérito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Fernando Scheibe, em parceria com os pesquisadores Arthur Nanni e Luciano Henning. Com duração de 26 minutos, o documentário será exibido às 18h também pela TV UFSC.

O documentário apresenta uma pluralidade de vozes, que abordam diversos temas relacionados à crise hídrica no planeta. Geógrafos, agricultores, ativistas sociais, ambientalistas do Brasil, Canadá, África do Sul falam sobre o impacto humano nos recursos naturais, a escassez, a poluição, as monoculturas, o esgotamento das fontes naturais, a transformação de água em produto para o consumo, a ameaça da privatização. São as várias faces de uma crise originada pelo atual modelo de civilização.

O documentário AGUA_VIDA faz parte de um projeto maior, “Corredor das Nascentes”, parceria entre a TV UFSC e a Rede Guarani/Serra Geral. O objetivo é revelar os problemas ambientais e civilizatórios que ameaçam as reservas hídricas superficiais e subterrâneas e destacar iniciativas que mostram que é possível uma convivência harmoniosa com o planeta.

Há dois anos as equipes da TV UFSC e da Rede Guarani/Serra Geral vão a campo coletar imagens, depoimentos e retratar as diferentes realidades de Santa Catarina. Ao mesmo tempo, pesquisadores de diferentes lugares do Brasil e do mundo ajudam a refletir e ampliar este debate. Desde o início de 2014 a TV UFSC veicula em sua programação várias dessas entrevistas em formato de vinhetas interprogramas. Para 2016, está prevista a conclusão do documentário de 120 minutos, “O Corredor das Nascentes”.

Neste projeto, o diretor Zeca Nunes Pires retorna aos locais onde realizou seu primeiro trabalho, o curta-metragem Manhã, gravado em Anitápolis e Rancho Queimado. “O Corredor das Nascentes é um trabalho que me entusiasma e me espanta a cada dia”, afirma. “A alegria é por conta de trabalhar em lugares tão maravilhosos, com uma equipe de estudiosos que têm o mesmo amor pelo seu trabalho, e aprender tanto com os saberes de pessoas simples que moram na margem de rios e cachoeiras. O que me espanta é como o homem tem tratado a água e nossa casa, o planeta Terra”, explica o diretor.

AGUA_VIDA (2015, 26 minutos) – sinopse

A existência da água nos estados líquido, sólido e gasoso faz da Terra um lugar ímpar no universo, possibilitando o surgimento da aventura da vida. A explosão da população urbana, com a concentração do consumo da água e dos produtos industriais e da agropecuária, impulsionada pela queima dos combustíveis fósseis, leva a uma crise hídrica que é ambiental e civilizatória. Vivemos um momento de importantes decisões onde precisamos [re]encontrar o caminho da convivência harmoniosa com nossa casa, que passa pela transformação radical dos modos de produção, dos hábitos de consumo e da forma de vida de cada um de nós. É nesse cenário que AGUA_VIDA traz as informações para auxiliar a nos tornarmos novamente filhos da Terra. O nome AGUA_VIDA, sem acento e formando uma só palavra, tem por objetivo indicar a indissolúvel ligação da vida com a água.

Serviço

O quê: Estreia do documentário AGUA_VIDA

Quando: 22 de março de 2015, domingo, às 18h.

Como assistir: TV UFSC e TV Brasil. A TV UFSC pode ser sintonizada pelo canal 15 da NET e pelo canal 63.1 da TV digital na Grande Florianópolis (http://tv.ufsc.br). A TV Brasil pode ser sintonizada via parabólica, canal aberto e a cabo (http://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar).

Veja mais em
http://tv.ufsc.br/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support