Anunciados novos diretores da FAPESC para segunda gestão do presidente Gargioni

Foi anunciado no dia 12 de fevereiro o nome que faltava para compor a diretoria da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Walter Vicente Gomes Filho se juntou a César Zucco e Gerson Bortoluzzi para trabalhar durante a segunda gestão do presidente Sergio Gargioni, de 2015 a 2018.

Walter Vicente Gomes Filho é administrador, tendo concluído mestrado na ESAG (Centro de Ciência da Administração e Socioeconômicas) da UDESC. Faz doutorado na UFSC e tem experiência em Gestão Pública e Privada, além de atuar como professor nas áreas Financeira,  Administração Geral e Marketing. Exerceu cargos de superintendência, diretoria e gerência.

diretores-da-fapesc  tam menor
Da esquerda para a direita: César Zucco, Walter Vicente Gomes Filho e Gerson Bortoluzzi, novos diretores da FAPESC. (Foto: Paulo Cordeiro / FAPESC)

César Zucco é graduado em Licenciatura Química pela FURB; mestre em Físico-Química pela UFSC e doutor em Físico-Química Orgânica pela Universidade de Glasgow, Escócia. Presidiu a Sociedade Brasileira de Química, o Comitê de Assessoramento de Química do CNPq e a Comissão de Ensino de Química do INEP/MEC. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSC; membro do Conselho Superior da CAPES e do Comitê de Química da mesma instituição. Na FAPESC, entre 2007 e 2011 havia sido diretor de Pesquisa Científica e Tecnológica, posição para a qual retornou em janeiro de 2015.

Também com longa lista de serviços prestados à FAPESC – de 2000 a 2014 –  Gerson Bortoluzzi é graduado em Engenharia Elétrica pela UFSC e trabalhou na TELESC de 1970 até 1999, quando se aposentou. Lá exerceu funções de gerência em seus últimos 12 anos de serviço.

Foi mantida na diretoria a Procuradora Jurídica Marilda Silva de Carvalho, reconhecida ano passado com a Medalha do Mérito concedida pelo governo estadual. É graduada em Ciências Contábeis na UFSC, com pós-graduação em Planejamento, e graduada em Direito pela UNIVALI, com pós-graduação em direito público. Ela entrou no serviço público por concurso em 1993. Foi analista de convênios federais na SES e presidente da Comissão de Habilitação da Secretaria do Estado da Administração. Ocupa o cargo de Procuradora Jurídica da FAPESC desde janeiro de 2013.

Outras colaboradoras que atuaram na primeira gestão de Gargioni vão trabalhar agora como gerentes: Sônia Ronsoni Bernardini e Deborah Bernett. Na FAPESC, Sônia exerceu os cargos de coordenadora de projetos e diretora. Deborah foi coordenadora de projetos na Fundação CERTI de 2002 a 2006. Na FAPESC desde 2006, já exerceu cargos de coordenadora de projetos e diretora. Defendeu tese de doutoramento em janeiro, na área de Capital Social e Inovação como fator de desenvolvimento regional. O engenheiro agrônomo Nelton Antônio Menezes ocupou uma gerência da FAPESC no período entre 2011 e 2014, e foi reconduzido para o quadriênio seguinte, assim como o gerente de redes Juarez Lopes.

Fonte: assessoria da FAPESC