Edital para obras do Centro de Inovação de Blumenau encerra dia 25 de fevereiro

Está aberto o edital de concorrência para a construção do Centro de Inovação de Blumenau, que será implantando junto ao campus 2 da Universidade Regional de Blumenau (Furb). As propostas podem ser entregues até 25 de fevereiro, pelo site da Furb.

“Temos como meta transformar a inovação na palavra-chave da economia catarinense, tornando-a mais forte e competitiva”, disse o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini. Ao todo, serão 13 Centros de Inovação construídos, além de Blumenau, em Chapecó, Lages, Jaraguá do Sul, Joaçaba, São Bento do Sul, Tubarão, Brusque, Rio do Sul, Criciúma, Joinville, Florianópolis e Itajaí.

Os Centros de Inovação deverão atuar na prospecção de novos negócios, por meio de incubadoras de empresas e grande serão promotores de capacitação com finalidade de formar profissionais e empreendedores. Aceleradoras de empresas, coworking, laboratórios de pesquisa, formação e capacitação de empreendedores, consultoria e mentoria para novos negócios e atração de investimentos são algumas das funcionalidades previstas nestes espaços.

Há dois modelos de edifícios: o maior tem 3.800 mestros quadrados, enquanto o menor tem 2.200 mestros quadrados. Estas serão as primeiras obras públicas em Santa Catarina projetadas em Building Information Modeling (BIM), modelo no qual é possível criar a documentação e as informações digitais coordenadas do empreendimento, acelerando a finalização de modo seguro, mais econômico e com impacto ambiental reduzido.