A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), aprovou, com nota 3, proposta de criação do curso de Mestrado em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O curso será oferecido no Campus Itajaí e estará alinhado ao Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade, considerado o melhor do Estado pelo MEC, com conceito 5. A previsão é de as atividades do curso tenham inicio em 2015.
Na mesma área, o órgão avaliador do Governo Federal aprovou uma proposta de Mestrado Interinstitucional (Minter) em Administração que será oferecido pela Univali em parceria com a Faculdade Luciano Feijão, no Ceará. Nessa modalidade de mestrado, a Univali leva até outra instituição toda a sua estrutura de programa de pós-graduação, inclusive de professores, para formar docentes em regiões com pouca oferta de cursos stricto sensu, contribuindo para diminuir a assimetria nacional na formação de recursos humanos de alto nível.
Para o gerente de Pesquisa e Pós-Graduação, Rogério Corrêa, trata-se do desempenho de uma função social da instituição: “Com os cursos Minter a Univali colabora para a formação de novos profissionais do ensino superior – um dos objetivos dos cursos de mestrado – e contribui para o ensino superior brasileiro de modo geral, uma vez que está levando formação de qualidade a regiões com pouca oferta”.
Para oferecer cursos Minter, as universidades interessadas precisam ter programas de pós-graduação com mestrado e doutorado reconhecidos pela Capes/ MEC e já consolidados, com propostas analisadas e aprovadas pela Capes/MEC. A iniciativa permite a utilização da competência de programas de pós-graduação já consolidados para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de mestres fora dos grandes centros educacionais.
Mais informações: (47) 3341-7557, com a Vice-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Univali.