Rio do Sul sedia simpósio com instituições alemãs para promover a cooperação internacional

De 17 a 21 de novembro, será realizado o InterUni 2014, Simpósio de Internacionalização dos Institutos e Universidades do Brasil e Alemanha, em Rio do Sul, na Unidade Urbana do IFC (Instituto Federal Catarinense). O evento tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS e faz parte da temporada 2013-2014 Alemanha + Brasil: quando ideias se encontram.

O objetivo do simpósio é aproximar universidades e instituições do interior de Santa Catarina com os estados da Alemanha, numa tentativa de promover cooperação e desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão conjuntos entre brasileiros e alemães. O público-alvo são acadêmicos e responsáveis por escritórios de intercâmbio e prospecção de projetos da Alemanha, mas o evento é aberto também para gestores públicos e lideranças trabalhistas, empresariais e comunitárias.

Na programação estão incluídas sessões de trabalhos técnicos para elaboração de projetos de cooperação. Segundo o professor Fábio Alexandrini, da comissão organizadora do simpósio, é possível que surjam projetos que darão abertura a parcerias. Um exemplo já existente desde 2004 é a parceria da UNIDAVI (Universidade do Alto Vale do Itajaí) com a Universidade de Münster na área de Administração Pública Municipal. Neste projeto são desenvolvidos softwares para aplicação no Brasil e na Alemanha, a fim de melhorar a prestação de serviços públicos para a população. O sistema foi implantado na região do Alto Vale do Itajaí, onde, em 2007 somente 9 dos 31 municípios possuíam serviços online. Hoje todos possuem algum tipo de serviço pela internet. A UNIDAVI teve apoio da FAPESC para implantar este projeto.

Serão também realizadas palestras sobre temas como: Telemedicina e TeleSaúde; Cooperação Brasil Alemanha na área Agricultura e Estudos sobre tecnologias voltadas à Gestão Pública. Randolfo Decker, coordenador de projetos da FAPESC, fará palestra no simpósio sobre Sistemas de Inovação e Cooperação em Santa Catarina, resgatando os acordos que a FAPESC tem feito para promover a cooperação internacional. Como exemplos, o termo de cooperação com o CESMAT (Centro de Estudos Superiores de Matérias Primas), da França, o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e o projeto Sistemas Regionais de Inovação com a União Europeia.

Confira a programação completa do Simpósio.

Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC