Udesc Laguna sedia audiência pública sobre diagnóstico dos resíduos sólidos

Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sediará a primeira audiência pública que apresentará o diagnóstico socioeconômico e ambiental de Laguna na segunda-feira, 10, às 19h, como parte da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A comunidade e as associações representativas da cidade estão convidadas para participar do evento, que ocorrerá no Auditório do Bloco 1 da Udesc Laguna, no Bairro Progresso.

O diagnóstico, que já foi apresentado ao comitê gestor local e ao grupo de sustentação da área, mostrou que somente 10% dos resíduos do município são recicláveis, enquanto 90% são rejeitos.

Já a produção de resíduos por habitante ao dia passa de 0,77 quilo na baixa temporada para 1,097 quilo na alta – acima de 1,00, o valor corresponde à porcentagem de uma megalópole.

Entre outros problemas apontados pelo levantamento, estão o depósito irregular em terrenos baldios e as ausências de coleta seletiva, de empresa cadastrada para coletar resíduo de construção civil e de sistema de gerenciamento integrado para resíduos dos serviços de saúde.

Consultoria para região

O plano de gestão integrada apresentará soluções para a situação local após a validação do diagnóstico, elaborado pela SC Engenharia, que foi contratada pela Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) para auxiliar a Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) e mais 16 cidades do Sul do Estado nesse processo.

A criação de planos municipais é uma determinação da Lei Federal nº 12.305/2010, que instituiu o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt