Udesc Laguna sedia audiência pública sobre diagnóstico dos resíduos sólidos

Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sediará a primeira audiência pública que apresentará o diagnóstico socioeconômico e ambiental de Laguna na segunda-feira, 10, às 19h, como parte da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A comunidade e as associações representativas da cidade estão convidadas para participar do evento, que ocorrerá no Auditório do Bloco 1 da Udesc Laguna, no Bairro Progresso.

O diagnóstico, que já foi apresentado ao comitê gestor local e ao grupo de sustentação da área, mostrou que somente 10% dos resíduos do município são recicláveis, enquanto 90% são rejeitos. 

Já a produção de resíduos por habitante ao dia passa de 0,77 quilo na baixa temporada para 1,097 quilo na alta – acima de 1,00, o valor corresponde à porcentagem de uma megalópole.

Entre outros problemas apontados pelo levantamento, estão o depósito irregular em terrenos baldios e as ausências de coleta seletiva, de empresa cadastrada para coletar resíduo de construção civil e de sistema de gerenciamento integrado para resíduos dos serviços de saúde. 

Consultoria para região

O plano de gestão integrada apresentará soluções para a situação local após a validação do diagnóstico, elaborado pela SC Engenharia, que foi contratada pela Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) para auxiliar a Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) e mais 16 cidades do Sul do Estado nesse processo.

A criação de planos municipais é uma determinação da Lei Federal nº 12.305/2010, que instituiu o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support