Empresa catarinense está entre as mil mais inovadoras do mundo

O Brasil possui oito empresas entre as mil mais inovadoras do mundo. Juntas, as companhias nacionais investiram US$ 2,65 bilhões em inovação entre junho de 2013 e junho de 2014, segundo estudo divulgado pela Strategy& (ex Booz & Company). O Global Innovation 1000 de 2014 analisou as mil empresas de capital aberto no mundo que mais investiram em P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) e classificou as companhias de acordo com seu nível de inovação. A Petrobras aparece na 126ª posição, seguida por Vale (166ª), Embraer (492ª), Gerdau (739ª), Totvs (879ª), Eletrobras (938ª), Natura (978ª) e WEG (980ª).  A WEG é a única empresa catarinense que aparece na lista publicada pela revista Época Negócios.

Em comparação ao ranking de 2013, a CPFL perdeu sua posição na lista, mas o Brasil ganhou como novos representantes Eletrobras, Natura e WEG. O total do investimento das empresas do país, no entanto, caiu 12,5%. A Strategy& ouviu 505 líderes em inovação de aproximadamente 467 empresas.

O ranking mundial, liderado pela Apple, não leva em conta somente o total de investimentos de cada empresa, mas sim a estratégia, finalidade e sucesso do que foi aplicado em P&D. A Apple, por exemplo, aparece como a empresa mais inovadora do mundo – mas investiu em 2014 praticamente a metade (US$ 4,5 bilhões) do que o Google (US$ 8 bilhões), o segundo colocado.

No Brasil, a Petrobras gastou em P&D US$ 1,130 bilhão e a Vale US$ 826 milhões. Segundo a  Strategy&,  o que muitas companhias altamente inovadoras têm em comum não é um alto nível de gasto com P&D, mas sim uma compreensão dos desejos e necessidades de seus consumidores. Ao invés de depender de pesquisa de mercado, estas empresas estabelecem conexões íntimas com seus clientes e inovam antecipando as necessidades deles. 

Apesar do valor aplicado em pesquisa e inovação total das mil empresas ter sido recorde – US$ 647 bilhões – a  taxa de crescimento verificada foi de apenas 1,4% em relação a 2013, a segunda menor dos últimos dez anos. Os investimentos em P&D como porcentagem da receita caíram 17% entre 2005 e 2014. De acordo com a consultoria, as empresas participantes do estudo relatam que são melhores em inovar agora do que há uma década. Elas estariam, portanto, fazendo mais com menos, o que permitiria uma redução do aumento nos gastos, mas ainda assim alcançar resultados.

Entre os setores que mais investiram, o da indústria de computadores e eletrônicos e o de cuidados com a saúde representam 47% do total de P&D investido. A indústria de software e internet foi, entre as únicas quatro que aumentaram o valor aplicado, a que mais elevou os investimentos: 16,5%.

Companhias sediadas na América do Norte, Europa e Japão continuam a dominar os gastos em P&D, mas com menor participação do que há dez anos. A China tem crescido: uma década atrás, aparecia com oito empresas no ranking – em 2014, são 114.

Fonte: Época Negócios

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