A Embaixada do Brasil em Londres sediou no dia 23 de setembro a assinatura do Memorando de Entendimento entre Academias do Reino Unido (UK Academies), CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). O documento formaliza o mais novo edital de chamada pública no âmbito do Newton Fund, fundo de apoio à ciência e inovação do governo britânico que terá contrapartida brasileira.
O CONFAP vai colaborar para a implementação do memorando, cujo objetivo é apoiar a capacidade de pesquisa no Brasil, para seu crescimento sustentável a longo prazo. Cada FAP pode firmar outros acordos bilaterais ou multilaterais, conforme necessidades regionais que possam ser atendidas mediante cooperação internacional. Mario Neto, presidente da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Minas Gerais), já assinou o Memorando na terça-feira, e as demais Fundações devem firmar o acordo nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, durante o Fórum Nacional do CONFAP em Campina Grande (PB).
A Sociedade Real (Royal Society), a Academia Britânica (British Academy) e a Academia de Ciências Médicas (Academy of Medical Sciences) – também conhecidas como UK Academies – oferecerão a pesquisadores brasileiros bolsas de pós-doutorado de até 2 anos no Reino Unido, para desenvolver estudos nas áreas de Ciência Natural, Engenharia, Ciências Sociais e Humanidades. Além de bolsas (Newton International Fellowships e Newton Advanced Fellowships), haverá outro tipo de apoio (Mobility Grant). Os candidatos do Brasil devem ter vínculo empregatício com uma instituição neste país e um coproponente no Reino Unido.
Aos pesquisadores britânicos, as FAPs participantes oferecerão bolsas de pós-doutorado de 6 a 36 meses no Brasil. As duas modalidades de bolsas oferecidas aos pesquisadores brasileiros também serão oferecidas aos britânicos e os candidatos britânicos devem ter coproponentes no Brasil. As bolsas de pós-doutorado para brasileiros e britânicos acomodarão pesquisadores jovens (que tiverem terminado o doutorado entre 2 e 7 anos atrás) e pesquisadores sêniors, (mais de 7 anos desde a conclusão do doutorado). Detalhes sobre a elegibilidade estão no edital que pode ser acessado clicando aqui.
Dúvidas sobre a chamada pública podem ser esclarecidas pelos emails: aci@fapemig.br, duvidasfundonewton-faperj2014@faperj.br (pesquisadores do estado do Rio de Janeiro) e chamada_ukacademies@fapesp.br (pesquisadores do estado de São Paulo).
As inscrições podem ser feitas por meio do site http://confap.org.br, na página reservada ao Fundo Newton. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o pesquisador candidato deve enviá-lo para o e-mail fundonewton@confap.org.br, exceto se for dos estados Rio de Janeiro e São Paulo, para os quais devem ser usados, respectivamente, os e-mails fundonewton-faperj2014@faperj.br (FAPERJ) echamada_ukacademies@fapesp.br (FAPESP).
Fonte: Assessoria do CONFAP