Será realizado na UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, o primeiro Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, entre 10 e 13 de setembro. O evento recebeu apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina) por meio da chamada pública PROEVENTOS, que incentiva eventos de Ciência, Tecnologia, Inovação e Pesquisa no estado.
Com o tema “Perspectivas contemporâneas”, o seminário tem a finalidade de “aproximar a universidade e sua produção, em nível de programas de pós-graduação por meio de seus grupos de pesquisa, com outros programas e outros grupos de pesquisa interinstitucionais”, nas palavras da professora Angela Back, que faz parte da comissão organizadora. Vão participar do evento pesquisadores da Espanha, Suécia, Chile, Uruguai, Argentina e Brasil.
A palestra de abertura acontece às 19h30 do dia 10, no Centro de eventos Germano Rigo. Além de palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de pôsteres, estão previstos mais de 40 Grupos de Trabalho, com objetivo de promover discussões interinstitucionais. Neles, os pesquisadores vão apresentar seus trabalhos e discutir os temas apresentados, a fim de associar os grupos de pesquisas das diferentes instituições e promover o intercâmbio de ideias.
A inscrição para participar das atividades do congresso pode ser feita no primeiro dia de evento, das 14h às 21h30min, na sala 3 do bloco XXI-A. A programação completa pode ser consultada no site da UNESC.
Fonte: Jéssica Trombini- FAPESC