Exposição gratuita de design chega a Lages

A mostra estará de 3 a 12 de setembro na Uniplac e antecede a Bienal Brasileira de Design Floripa 2015,  apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC)

Nesta quarta-feira (3) será aberta ao público a exposição de design “Index SC”, que está em sua segunda edição e percorre Santa Catarina desde abril de 2014 – já passou por Florianópolis, Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú e São José. A mostra fica até 12 de setembro na Uniplac, em Lages. É uma oportunidade de conferir a produção da indústria catarinense pautada pela inovação, interatividade e sustentabilidade.

O objetivo da exposição promovida pelo Centro Design Catarina é aproximar o público do design, já que Santa Catarina sediará a Bienal Brasileira de Design em 2015 e é o quarto Estado com maior número de indústrias de transformação – que transforma a matéria-prima em produto final ou intermediário. No total, serão exibidos 41 produtos de 16 marcas de diferentes setores da indústria catarinense. 

Na exposição o visitante encontra bicicletas que lembram motocicletas antigas da Wheeled Surf e a prancha de standup paddle do Estaleiro Kalmar, além das peças decorativas feitas a partir do reaproveitamento de resíduos da Broto do Galho e das panelas de cerâmica da Ceraflame. O setor moveleiro está representado pelas marcas Butzke, Movelaria Boá e Meu Móvel de Madeira. Todas valorizam as características do material utilizado, a estética e o conforto, aspectos que fazem do Estado o terceiro maior exportador brasileiro deste setor. 

“Os produtos selecionados para a segunda edição da Index SC mostram as múltiplas contribuições do design como agregador de valor e de adequação às necessidades dos consumidores e usuários. Fica evidente a sua importância estratégica”, afirma Roselie Lemos, coordenadora executiva da Bienal Brasileira de Design Floripa 2015.

Santa Catarina se destaca mundialmente na produção têxtil e em artigos de vestuário. Na Index SC, a RenauxView traz tecidos jacquard produzidos especialmente para estilistas de moda como Fernanda Yamamoto. Já a representante da indústria calçadista é a Raphaella Booz. A sustentabilidade está em destaque nas embalagens plásticas 100% biodegradáveis da C-Pack.

“Os produtos que estão na exposição têm uma carga intensiva em design e mostram como as empresas fazem uso do design nos seus processos de inovação e de criatividade. Com isso, continuam ganhando mercado e sendo competitivas. O desafio é levarmos essa mensagem a um número cada vez maior de indústrias”, afirma o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), Natalino Uggioni. O IEL/SC é uma das entidades que integram a FIESC, promotora da quinta edição da Bienal junto a Associação Catarinense de Design (SC Design) e a Design Catarina.

A mostra do design feito em Santa Catarina também abarca as inovações da indústria de eletrodomésticos – a Mueller participa com o fogão Sorella Destro Inox, com a premiada lavadora automática Special Easy Dry e com forno elétrico de embutir Celebrare Inox. Contempla também a indústria da tecnologia, destaque no país pelo seu crescimento superior a 20% ao ano.

O visitante poderá conferir desde a rede social corporativa de negócios da Audaces, que também mostrará suas impressora e digitalizadora para indústria têxtil, até os games da Mentes Brilhantes, passando ainda pelo software integrado a hardware e toten para captura de fotos da Morphy, pela mesa interativa com jogos da Playmove e pelo terminal de auto-atendimento digital com tecnologia touchscreen da Video Soft.

Sobre a Bienal

O objetivo da Bienal Brasileira de Design é apresentar o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design no seu dia a dia. A cada ano o evento acontece em uma cidade do país. A quinta edição, a Bienal Brasileira de Design  Floripa 2015, de 15 de maio a 12 de julho de 2015, está em fase de organização. A identidade visual já foi escolhida e a curadora Adélia Borges já trabalha na estruturação das exposições. Além disso, a mostra de design catarinense “Index SC” circula pelo Estado, que também receberá palestras sobre design com experts na área.

A Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC) e promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), pela Associação Catarinense de Design (SC Design) e pelo Centro Design Catarina.

Fonte: Assessorias de imprensa da Bienal e da FAPESC 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support