Acontece na próxima sexta-feira, 18 de julho, uma reunião técnica sobre biogás para geração de energias em Santa Catarina (biometano, eletricidade e hidrogênio). O encontro entre atores estatais e empresários será das 13h às 15h, na sede da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Serão apresentados projetos de três empresas pioneiras no ramo de biogás, que construíram as primeiras unidades do estado para produção eficiente e industrial, em Itajaí e Pomerode. As apresentações técnicas tratam dos seguintes temas: Eletricidade de biogás de aterro sanitário; Biometano de biogás de resíduos animais; e Biofermentador/biofermentação úmida com tecnologia de ponta para resíduos de animais em confinamento.
O objetivo da reunião é favorecer a entrada de empresas produtoras de biogás no mercado, trazendo sugestões à legislação catarinense para incentivar e impulsionar essa produção energética. Segundo a organizadora do encontro, a coordenadora de projetos da FAPESC Iara Dreger, “é importante tomar medidas para suprir a demanda energética que se aproxima, utilizando energias alternativas”.
Estão confirmados na reunião representantes da FAPESC, CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina), AGESC (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina), FATMA (Fundação do Meio Ambiente) e SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina), bem como os empresários que farão as apresentações técnicas.
Fonte: Jéssica Trombini