A primeira tese de doutorado do Programa em Ciência e Engenharia de Materiais da UDESC Joinville (Universidade do Estado de Santa Catarina) foi defendida no fim de junho e teve apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Eliana Franco foi selecionada no final de 2009 pelo Programa FAPESC de Recursos Humanos em CTI – Doutorado.
Doutorado Eliana
Da esquerda para a direita: Júlio Milan (UDESC), Antonio Cesar Bozzi (Universidade Federal do Espirito Santo – UFES), Cesar Edil (orientador-UDESC), Guilherme Verran (UDESC), João Batista Fogagnolo (UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas), Moisés Parucker (Pós-Doutorando – UDESC), que participaram da banca de doutorado da aluna Eliana Franco, ao centro.
A aluna dissertou sobre novos materiais para aplicação em ferramentas como matrizes, insertos, ferramentas de corte, na pesquisa “Desenvolvimento de Cermets e recobrimentos à base de nióbio para aplicações em ferramentas”. Uma parte de seu projeto foi realizada na Universidade Carlos III de Madrid (Espanha), por meio do Ciência sem Fronteiras, do governo federal. Nesse intervalo, a bolsa da FAPESC foi suspensa, e o financiamento restabelecido quando Eliana voltou ao Brasil.
Nas palavras do orientador da pesquisa, professor Cesar Edil, “foi imprescindível a bolsa FAPESC para o desenvolvimento desta tese, pois deu tranquilidade à aluna e permitiu dedicação exclusiva à pesquisa”. O programa de pós-graduação em Engenharia de Materiais da UDESC Joinville foi criado em 2009 e teve início em 2010, sendo o primeiro curso de doutorado da região norte do estado. “A participação da FAPESC foi determinante em termos de apoio através de bolsas de estudos aos primeiros estudantes de doutorado”, conta o coordenador do Programa, Luiz Dalla Valentina.
Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC