Três artigos resultantes de um projeto financiado pelo PPSUS (Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde) em 2012 foram selecionados para participar da Conferência da Rede Global de Centros Colaboradores da Organização Mundial de Saúde para Enfermagem e Obstetrícia. O evento acontecerá entre 23 e 25 de julho, em Coimbra (Portugal).
O projeto “Gestão em rede: redução da mortalidade materna e neonatal”, da pesquisadora Maria de Lourdes de Souza, do departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está em execução desde outubro de 2012 e recebeu incentivo de R$1,1 milhão por meio da FAPESC (Fundação de Amparo à pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Até agora projeto já deu origem a cinco Trabalhos de Conclusão de Curso, uma tese de doutorado, um artigo publicado na Revista Cubana de Enfermagem e uma apresentação de trabalho na Conferência Internacional de Enfermagem Neonatal, que aconteceu em Belfast (Irlanda do Norte), em 2013. Para a coordenadora dos trabalhos, “a FAPESC possibilitou a validação Internacional do processo e produto da pesquisa, além de oferecer suporte para o desenvolvimento de parcerias de pesquisadores de várias instituições do estado”.
O PPSUS tem por finalidade apoiar projetos que busquem soluções para problemas e necessidades dos sistemas e serviços de saúde, financiando pesquisas em temas prioritários relacionados à gestão do setor e à atenção à saúde prestada à população brasileira. O Programa é executado pela FAPESC em parceria com o Ministério da Saúde.
Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC