Universidade e inovação

A pesquisa e a inovação desenvolvidas no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville alcançaram um novo patamar com a inauguração recente de modernos equipamentos que compõem o laboratório de plasma da instituição. Para se ter ideia da magnitude deste acontecimento, no laboratório poderão ser realizados ensaios de ponta, envolvendo manipulação de átomos, elétrons e íons, além de experimentos com reações químicas e análise de materiais, nos níveis dos mais conceituados centros de pesquisas do mundo.

A inauguração deste espaço foi possível graças à parceria firmada entre a Udesc Joinville, a empresa Ciser e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), mostrando que universidade, indústria e governo devem, cada vez, mais estreitar relações em favor de iniciativas que vão resultar em geração de renda e benefícios para a comunidade. Poucas universidades brasileiras dispõem de um laboratório deste porte, como recentemente inaugurado na Udesc Joinville. Por isso mesmo, a instituição se credencia a desenvolver pesquisas de nível internacional nesta área. E mais: vai ampliar a oferta de inovação para o setor produtivo.

Recentemente, instituímos o Núcleo de Inovação Tecnológica e Captação de Recursos Externos (Nitec) da Udesc Joinville, para dialogar com as empresas e oferecer soluções inovadoras. Contamos com mais de cem laboratórios; nossos mestres, doutores e pós-doutores atuam fortemente no campo da pesquisa. Por intermédio do Nitec, a Udesc Joinville buscará estreitar ainda mais as relações com outros institutos e centros de pesquisas de excelência, a fim de fortalecer esta área, cada dia mais estratégica para o desenvolvimento do País.

Em agosto de 2015, a Udesc Joinville completará 50 anos de serviços prestados à comunidade. Neste período, a instituição terá formado mais de 4 mil engenheiros, 500 professores nas áreas de matemática, física e química, incluindo profissionais da área da computação. São números que nos motivam e nos inspiram para continuarmos no caminho aberto por nossos ex-diretores, professores, pesquisadores e alunos. Somos a quarta melhor universidade pública estadual do País e a 18ª geral entre 192 universidades avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) em todo o Brasil. Com novas parcerias, o futuro será ainda mais promissor.

por LEANDRO ZVIRTES,
diretor-geral da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville