Exposição Index SC 2014 chega a Blumenau

Inovação, interatividade e sustentabilidade são características dos produtos de indústrias catarinenses que integram a mostra Index SC 2014. A exposição, pré-evento da Bienal Brasileira de Design Floripa 2015, chega a Blumenau na próxima terça-feira, 01 de julho. Com 41 itens de 16 marcas, a mostra percorre todo o Estado. Em Blumenau, a exposição será no pavimento superior do Shopping Neumarkt até o dia 15 de julho e depois, de 16 a 31 de julho, segue para o Blumenau Norte Shopping. Balneário Camboriú e São José devem receber a IndexSC no mês de agosto.

“Os produtos selecionados para a segunda edição da Index SC mostram as múltiplas contribuições do design como agregador de valor e de adequação às necessidades dos consumidores e usuários. Fica evidente a sua importância estratégica”, afirma Roselie Lemos, coordenadora executiva da Bienal Brasileira de Design Floripa 2015.

No conjunto de objetos selecionados para a mostra estão as bicicletas elétricas que lembram motocicletas antigas da Wheeled Surf e a prancha de stand up paddle do Estaleiro Kalmar, além das peças decorativas feitas a partir do reaproveitamento de resíduos da Broto do Galho e das panelas de cerâmica da Ceraflame.

“Os produtos têm uma carga intensiva de design que mostra como as empresas desenvolvem seus processos de inovação e de criatividade. Com isso, continuam ganhando mercado e sendo competitivas. O desafio é levarmos essa mensagem a um número cada vez maior de indústrias”, afirma o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da FIESC, Natalino Uggioni.

A Bienal Brasileira de Design tem o objetivo de apresentar o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design em seu dia-a-dia. Cada edição da Bienal ocorre em uma cidade. Em Florianópolis, os preparativos para o evento já começaram para 2015.

A Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo de Santa Catarina e promovida pela FIESC e pela Associação Catarinense de Design (SC Design) e a Design Catarina.