Graduadas do MIDI tecnológico devem crescer 63% em 2014

Um ano depois de iniciar um processo de mudança no seu modelo de incubação, o MIDI Tecnológico – incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC – divulga dados de faturamento das empresas graduadas e incubadas. Além do aumento no número de colaboradores, as graduadas esperam para 2014 um aumento de receita de aproximadamente 63%, indo de pouco mais de R$ 72,2 milhões para R$ mais de R$ 118 milhões. Esse grupo também espera neste ano investir R$ 24,75 milhões em P&D, quase o dobro do total investido no ano anterior (quase R$ 14,5 milhões). Já as empresas ainda em desenvolvimento, que contam com 126 colaboradores, esperam um aumento de mais de 100% na receita, fechando 2014 com quase R$ 13 milhões. Os números representam o total informado por 19 empresas incubadas e de 32 das 73 empresas graduadas que participaram da pesquisa.

Diante do faturamento previsto para 2014 para as incubadas, o MIDI Tecnológico está apoiando a elaboração dos planos empresariais das empresas e estabelecendo metas para o biênio 2014/2015. “Estamos estruturando os projetos necessários para alcançar esses números, como a execução do portfólio de projetos e o programa de qualificação do empreendedor”, conta a coordenadora técnica da entidade, Kamila Bittarello. Na avaliação da incubadora, estes números evidenciam a necessidade de apoio público ao setor, por meio de programas e editais para fomentar a inovação, como o Sebretec, que destina às incubadoras recursos para consultorias tecnológicas, e a metodologia Cerne, que dissemina boas práticas de gestão para processos de incubação. A coordenadora também destaca o volume de impostos gerados pelas incubadas, o que reforça a importância das pequenas empresas para o desenvolvimento regional e indica retorno dos investimentos recebidos.

A iniciativa de monitorar o desempenho das empresas faz parte do programa MIDI 2.0, que também pretende mostrar a importância das incubadoras como agentes de apoio a novos negócios e viabilizar parcerias estratégicas para promover o desenvolvimento das startups e do setor de tecnologia. O levantamento dos indicadores também tem como objetivo ilustrar a alocação de valores criados pelo empreendedorismo, como inovação tecnológica e crescimento econômico.

Sobre o MIDI Tecnológico

A incubadora MIDI Tecnológico auxilia empreendimentos de base tecnológica, apoiando o processo de desenvolvimento de empresas nascentes. Em quase 16 anos, o MIDI já contribuiu com a chegada ao mercado de 73 empresas e, atualmente está com 17 empresas incubadas, sendo seis residentes e 11 virtuais. A incubadora foi eleita, em 2008 e 2012, a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, da Anprotec.