Herbário da FURB disponibiliza material em site nacional

Os acadêmicos e pesquisadores de botânica do Vale, estado e até de todo o país tem um novo aliado para suas pesquisas e trabalhos. O Herbário FURB (Dr. Roberto Miguel Klein) passa a disponibilizar material iconográfico (fotos) de suas espécies de plantas no site do programa Reflora, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Instituição se torna assim a primeira no país (com exceção do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, responsável pelo site) a divulgar este material na página.

herbario-blumenau

Com esta novidade, o processo de pesquisa e identificação das espécies mantidas pelo Herbário se torna mais dinâmico e prático, principalmente para quem reside muito longe da FURB, como destaca o curador do local, professor mestre André Luís de Gasper.

“Nosso herbário é muito visitado por pesquisadores de várias Instituições. Também fornecemos empréstimo das espécies para o mesmos em seus trabalhos, e com a disponibilidade do material no site se torna muito mais simples conseguir dados e referencias de determinada planta”, afirma.

Atualmente, 45 mil espécies estão conservadas no Herbário. Deste total, cinco mil já estão à disposição na pagina. “Com os trabalhos de recondicionamento e chegada de novas amostras, nossa intenção é disponibilizar todo o material no site até o fim do ano”, comenta Gasper.

“Todo este trabalho reflete o apoio incondicional do Inventário Florístico-Florestal do Estado de Santa Catarina, via FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

O programa Reflora é coordenado pelo CNPq e é uma iniciativa do governo federal. Tem como objetivo resgatar imagens de espécies da flora brasileira e informações a eles associadas. No arquivo estão amostras coletadas nos séculos XVIII, XVIX e parte do século XX (até 1970).

Herbário FURB

Criado em 1990, o Herbário Dr. Roberto Miguel Klein é denominado em homenagem ao botânico, ecólogo e ex-professor da Instituição responsável pelo estudo da flora de Santa Catarina, caracterizando sua ecologia e vegetação particulares. O objetivo do local é de abrigar coleções das mais variadas espécies de plantas e estimular estudos referentes à biodiversidade da flora, em especial a encontrada no Parque Nacional da Serra do Itajaí, no Vale e em todo o estado.

A estrutura, localizada na Sala T-220 (Câmpus 1), possui 80m² e está constituída por uma sala de processamento e uma sala de coleção, com mais de 40 mil amostras. Também estão disponíveis no local uma xiloteca didática, coleção de musgos e o maior acervo de pteridófitas (samambaias e outras) do estado. O arquivo é informatizado e de fácil acesso para consultas, também sendo aberta a permuta, consulta, empréstimos e doações de novas amostras.

Além do programa Reflora, o Herbário está cadastrado junto ao Index Herbariorum, do Missouri Botanical Garden, e também a Rede Brasileira de Herbários. 

Mais informações pelo telefone (47) 3221-0654.
Fonte: Notícias da FURB

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support