Na sexta-feira, 16 de maio, o Ex-Cônsul honorário de Portugal em Florianópolis, João Lupi, lançou o livro “Cônsul Honorário: A experiência do Estado de Santa Catarina”. No livro, Lupi fala das funções de um cônsul honorário, frisando que são diferentes do cônsul de carreira, traça um perfil desses representantes e conta casos e trabalhos específicos relacionados a vários países.
Na apresentação do livro, o Ex-Cônsul Honorário do Chile, Juarez Rigon, afirma que a obra tem a finalidade de atender aos estudantes de Relações Internacionais, aos agentes de RI em empresas, governos e universidades, e aos que procuram pelos serviços de um Cônsul Honorário, mas que muitas vezes desconhecem sua função.
Alguns temas tratados pelo autor são a inserção do Cônsul Honorário na sociedade local, a coordenação entre o Consulado Honorário e o governo local, a manutenção de sua imagem diante do público, as atividades de promoção da cultura, do comércio, da economia e do turismo, sua interação com os outros membros do Consulado Honorário, o trânsito do Cônsul-Honorário entre as autoridades de sua área de jurisdição e a assistência a cidadãos compatriotas. “Seus contornos não são ‘esculpidos’ com precisão, porque, não sendo funcionário público nem diplomata, age como se o fosse, de modo voluntário”, escreve Lupi.
O embaixador Abelardo Arantes Jr deixa registrada no prefácio a importância de anexos como o Estatuto do Corpo Consular no Estado de Santa Catarina, tanto para leitores leigos como para especialistas: “trata-se de informação relevante para quem recorre aos serviços do Corpo Consular, assim como para pesquisadores futuros”.
O livro “Cônsul Honorário: A experiência do Estado de Santa Catarina” foi lançado com apoio da Associação Consular do Estado de Santa Catarina. No mesmo evento, realizado na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), a Associação criou o Fórum de Relações Consulares da Região Sul do Brasil.
A obra pode ser adquirida pelo site da Editora Insular ou diretamente com o autor através do e-mail: lupi@cfh.ufsc.br
Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC