Software gratuito detecta plágios em trabalhos acadêmicos

Um sistema online para detectar plágios em trabalhos acadêmicos, chamado Copia e Cola, foi um dos selecionados na Operação III do Programa Sinapse da Inovação, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). O site já está em funcionamento com apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e seu sistema pode ser utilizado gratuitamente por qualquer pessoa.

copia e cola pequeno

O coordenador do Copia e Cola, Davidson Mazocco Davi, explica como funciona o programa: “após o cadastro, o usuário pode enviar arquivos com seus trabalhos e o Copia e Cola procura na internet todos os textos que estiverem iguais ao trabalho. Depois disso, o sistema envia um arquivo para o e-mail do usuário, mostrando todos os links encontrados onde a frase do trabalho seja exatamente igual à encontrada na internet. Com este resultado, o usuário vai analisar se o texto encontrado na internet está referenciado em seu trabalho.”

A idealização do software online surgiu da dificuldade dos professores da UNOESC em analisar a originalidade dos trabalhos entregues pelos alunos, verificando na internet os parágrafos suspeitos, tarefa que exigia atenção e algumas horas de pesquisa por parte dos professores. “A ideia foi justamente criar uma ferramenta que realizasse esse trabalho e mostrar de que endereços da internet isso poderia ter sido retirado”, diz o coordenador do projeto.

No último mês, mais de 6 mil arquivos foram analisados através do sistema, e 1.112 usuários novos visitaram o Copia e Cola.  Davi afirma que o incentivo da FAPESC deu à equipe mais tempo para desenvolver o sistema, permitindo o lançamento de novas versões mais rapidamente, além da remodelagem do site para deixá-lo mais amigável e bonito.

O Sinapse da Inovação é um programa que tem o objetivo de identificar ideias inovadoras e com potencial de se tornarem negócios de sucesso, e dá o suporte necessário para isso aconteça. É uma iniciativa do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável  (SDS) e da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), com apoio do Sebrae/SC e realização da Fundação Certi.

Desde o seu lançamento, em 2008, até a terceira edição, em 2012, o Sinapse da Inovação levou à criação de 189 empresas, as quais geraram 600 novos empregos diretos e arrecadaram mais de R$ 5 milhões em impostos em 2012 (ou seja, mais do que o total investido pelo governo). Atualmente está em curso a Operação IV.

Fonte: Jéssica Trombini / FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support