Modelo do Centro de Inovação é entregue em Chapecó

Uma das 11 cidades selecionadas pelo Governo do Estado para abrigar Centros de Inovação, Chapecó recebeu a maquete do projeto na sexta-feira, 14, na Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR). “São centros de referência em inovação e empreendedorismo, que buscam desenvolver o município e sua região de forma sustentável, posicionando a ciência, tecnologia e inovação como questão estratégica”, declarou o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.

centro-de-inovacao-chapeco

Além de Chapecó, terão edifícios do projeto as cidades de Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Itajaí, Blumenau, Jaraguá do Sul, Lages, São Bento do Sul, Joinville e Joaçaba. Há dois modelos de edifícios, sendo que o maior, com 3.800 m² custará em torno de R$ 7,5 milhões e o menor, com 2.200 m², custará R$ 5,2 milhões aproximadamente. Chapecó recebeu o modelo de 3.800 m².

Os Centros de Inovação serão as primeiras obras públicas em Santa Catarina projetadas em Building Information Modeling (BIM), tecnologia desenvolvida com base em informações coordenadas, envolvendo projeto, construção e operação. “Com a adoção deste modelo é possível criar a documentação e as informações digitais coordenadas do empreendimento, acelerando a finalização de modo seguro, mais econômico e com impacto ambiental reduzido”, explica Bornhausen.

Entre os objetivos do projeto, destaca-se a consolidação do Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, o fortalecimento da comunicação entre as instituições participantes, a intensificação da pesquisa científica e tecnológica, além da cultura do empreendedorismo em cada região, a geração de novos negócios pautados na vocação de cada município, emprego qualificado e renda.

Fonte: Michelle Nunes de Oliveira/Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável