Inovações sustentáveis apoiadas pela Fapesc

Os resultados finais de pesquisas científicas ou tecnológicas, bem como a introdução das novidades decorrentes destas no ambiente produtivo ou social caracterizando inovações, podem ser obtidos somente após longo tempo do início dos trabalhos.

Normalmente, são necessários mais de dois anos desde a contratação do projeto com a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) para que se tenha claramente evidenciados os benefícios da concretização das ações previstas.

Os resultados podem ser de caráter científico, como a publicação de artigos e outros; de caráter econômico, com o novo produto ou processo aplicado ou disponível no mercado aumentando ocupação, produtividade, eficiência e rendas; social, como a melhoria de qualidade da vida humana; e de contribuição às questões socioambientais.

Em programa de apoio a empresas inovadoras abrangidas pelo edital FINEP/FAPESC/SEBRAE-SC-PAPPE-O4/2008, foram observadas as dimensões básicas da sustentabilidade, acima referidas – a social, a econômica e a ecológica.

Receberam apoio 34 empresas catarinenses, com recursos no montante total de 9 milhões de reais sendo 67% verbas federais da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), complementadas com um milhão e meio de reais  de contrapartida da FAPESC e igual participação do SEBRAE/SC (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A realização dos projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) envolveu equipes de trabalho compostas por pessoas de elevada formação acadêmico-científica.

biokyra
Biokyra – Dispositivo para Sutura Endovascular, também contemplado pelo PAPPE

Assim, em sua quase totalidade a coordenação da equipe esteve a cargo de profissional pós-graduado – mestre ou doutor – e os demais integrantes com formação superior, compondo equipe interdisciplinar. Dessa maneira se verifica, na prática da inovação, a interação empresarial com o meio científico a partir do apoio   governamental.

Os resultados finais dos projetos executados foram levantados no ano 2012 e estão expressos na tabela abaixo. De maneira sintética, a tabela apresenta, na sequência das colunas: o nome da empresa e o título do projeto (primeira coluna), a descrição do produto ou processo inovador, a contribuição econômica, os benefícios sociais e a contribuição às temáticas ambientais, todos impactos efetivos ou potenciais decorrentes da inovação realizada.

Os resultados altamente positivos alcançados pelo edital PAPPE-2008, aqui relatado, fez com que a FINEP juntamente com a FAPESC dessem continuidade ao programa de apoio financeiro às empresas visando inovações, mediante um novo edital em 2012 e do recém-lançado programa TECNOVA.

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO PAPPE
Contribuição Social, Econômica e Ambiental de Inovações Apoiadas