Fiesc inaugura dois primeiros institutos de inovação e tecnologia em SC

Serão inaugurados nesta terça (04) os dois primeiros Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia em Santa Catarina. Instaladas em Joinville e Itajaí, as novas estruturas terão investimento total de R$ 45,4 milhões e foco no desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores para a indústria.

A implantação dos dois institutos foi realizada pelo SENAI/SC, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), e integra programa da Confederação Nacional da Indústria. O orçamento no Brasil é da ordem de R$ 2 bilhões, com parte dos recursos oriunda do BNDES. Este montante será aplicado em 60 Institutos SENAI de Tecnologia e 25 Institutos SENAI de Inovação. Destes, Santa Catarina irá receber sete de tecnologia e três de inovação, envolvendo investimentos de R$ 174 milhões.

“Estamos ampliando o apoio para que a indústria inove e introduza cada vez mais novas tecnologias. Este caminho, da inovação, é o que levará o setor a um novo patamar de competitividade, valorizando seus produtos e aumentando sua produtividade”, afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, lembrando que esse ciclo se completa com a geração de novos postos de trabalho altamente qualificados e o fortalecimento do desenvolvimento econômico e social. “O diferencial dos nossos Institutos está na proximidade que o conhecimento gerado terá da indústria e do mercado”, acrescenta.

Em Joinville, o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura terá cinco laboratórios, atuando nas áreas de projeto e simulação de produtos, engenharia reversa, metalmecânica, metrologia e plásticos. A novidade se beneficia da experiência do SENAI de Joinville, que, desde 2011, prestou 35 mil horas de consultoria e assessoria técnica e desenvolveu 38 projetos de pesquisa aplicada para empresas do Estado.

Já o Instituto SENAI de Tecnologia em Logística, a ser inaugurado em Itajaí, terá laboratórios de simulação computacional, armazém modelo, simulação de cadeia logística e simulação de movimentação de carga. Desde 2011, o SENAI de Itajaí prestou 13 mil horas de consultoria especializada e realizou 141 atendimentos no Estado.

Santa Catarina – Com foco na prestação de serviços de consultoria, desenvolvimento de projetos e formação de profissionais especializados, os sete Institutos SENAI de Tecnologia a serem instalados em Santa Catarina serão especializados nas diversas áreas de atuação da indústria catarinense. Serão eles: Tecnologia em Alimentos e Bebidas, em Chapecó; Tecnologia Ambiental, em Blumenau; Tecnologia Automação e TIC, em Florianópolis; Tecnologia Eletroeletrônica, em Jaraguá do Sul; Tecnologia em Materiais, em Criciúma; Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design, em Blumenau, e o agora inaugurado, de Tecnologia Logística, em Itajaí. Os Institutos de Tecnologia terão foco nas demandas estaduais.

Os três Institutos SENAI de Inovação estarão voltados à indústria de todo o País e trabalharão no desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e meios de produção. Além do de Sistemas de Manufatura, Joinville receberá o de Laser. O terceiro, de Sistemas Embarcados, será instalado em Florianópolis.

Brasil – Segundo ranking de registro de patentes, os três países mais inovadores do mundo são Suíça, Suécia e Reino Unido. Neste indicador, o Brasil, que possui a sétima economia mundial, está na 64ª posição, atrás de países como Costa Rica (39º), Barbados (47º) e Sérvia (54º). Os dados pertencem ao guia The Global Innovations 2013, publicado pela Organização Mundial de Propriedade Industrial (WIPO, na sigla em inglês).

Serviço:
Inauguração do Instituto SENAI de Tecnologia em Logística