Univali terá bolsas de estudos na área de tecnologia para mulheres

O Mestrado em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) aprovou projeto para concessão de cinco bolsas de iniciação cientifica para alunas do Colégio de Aplicação (CAU) e de cursos de graduação.

As alunas bolsistas selecionadas estudarão conceitos básicos de programação e arquitetura de computadores, algoritmos e projetos de circuitos e sistemas digitais. Elas também terão atividades práticas para o desenvolvimento de sistemas embarcados como os utilizados em celulares, impressoras, videogames e, até, em aparelhos domésticos como micro-ondas, maquinas de lavar e aparelhos de TV.

O projeto, intitulado “Iniciação à programação e à implementação de processadores a estudantes do ensino médio”, contará com aporte de R$ 20 mil para custeios, proveniente da chamada 18/2013 MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras – Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

A chamada, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq/MCTI), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e Petrobras, estimula a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil e combate a evasão que ocorre, principalmente, nos primeiros anos destes cursos.

Outras informações: (47) 3341-7970, com a coordenação do Mestrado em Computação Aplicada.