Finep premia Embraco por sua gestão da inovação

A Embraco, líder global no segmento de compressores herméticos para refrigeração, foi reconhecida como uma das três melhores empresas de gestão da inovação do Brasil pelo prêmio FINEP de Inovação, na categoria Grande Empresa. A premiação é o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação do Brasil e é realizada desde 1998.

alt

O prêmio foi entregue dia 4 de dezembro, em uma cerimônia realizada no Salão Oeste do Palácio do Planalto em Brasília com a presença da Presidente da República, Dilma Rousseff. Fábio Klein, diretor corporativo de Tecnologia e Inovação, representou a Embraco. Estavam presentes também a vice-presidente de Recursos Humanos, EHS, Comunicação e Sustentabilidade, Ursula Angeli; o diretor corporativo de Recursos de Engenharia, Márcio Luiz Schissati; e o gerente de Relações Institucionais, João Guilherme Braga.

“Como líderes de mercado, a inovação está no DNA da Embraco. Sermos reconhecidos pela Finep é resultado de um processo bem estruturado e da dedicação dos nossos profissionais e parceiros. Além de desenvolvermos pesquisas com universidades e nossos clientes, nossa gestão da inovação permite o mapeamento, acompanhamento e controle de todas as etapas do ciclo tecnológico, tanto de produtos quanto de processos produtivos”, destaca Fábio Klein, diretor corporativo de Tecnologia e Inovação da Embraco.

 

Inovação e Sustentabilidade

A Embraco entende a inovação como um processo permanente e tem como compromisso evoluir de forma sustentável. Nos últimos nove anos, a empresa atingiu um ganho de 26% de eficiência nos produtos. A estratégia de inovação é pensada para garantir a liderança tecnológica a longo prazo e as pesquisas da empresa são voltadas ao desenvolvimento de produtos que sejam cada vez menores, diminuindo o uso de matéria prima, e mais eficientes, reduzindo o gasto de energia.

Anualmente, a empresa dedica entre 3% e 4% de seu faturamento líquido anual no custeio de pesquisas e desenvolvimento (P&D) como parte de sua política de investimentos em projetos de tecnologia e de produtos. O investimento está alinhado ao pilar de gestão estratégica “Liderança Tecnológica”, considerado um fator decisivo para manter a liderança de mercado e também propiciar o crescimento global da Embraco.

Como exemplo prático dos mecanismos de sistematização de ações inovadoras implementadas na empresa está a busca por iniciativas de excelência operacional e redução de custos dos produtos e processos. Chamado internamente de gerenciamento de projetos por corrente crítica, o processo propõe uma forma de trabalho que capacita a empresa a fazer mais projetos, com agilidade; ou seja, aumentando sua produtividade sem abrir mão da qualidade.

Outro exemplo da gestão da inovação na empresa é o Banco de ideias. Ele faz parte do planejamento estratégico da organização e é composto por programas e setores responsáveis por coletar, analisar e disponibilizar ideias ou soluções de negócios. Uma vez identificadas e catalogadas, as ideias passam para um plano de execução e começam a ser tratadas como projetos, gerando um banco de ideias permanente o que possibilita inclusive a gestão e a documentação de informações sobre inovação.

Toda a cultura da inovação teve início na Embraco na década de 1980, quando a empresa decidiu que para alcançar a liderança de mercado deveria desenvolver novas tecnologias. O resultado são 1.277 patentes registradas, globalmente. Além disso, nos últimos quatro anos, 50% do faturamento da Embraco foi originado pelos lançamentos de novos produtos e tecnologias. “São números que refletem os resultados da nossa gestão de processos de inovação, com a experiência dos nossos mais de 12 mil profissionais presentes em todo o mundo”, conclui Campos.

Sobre a Embraco

A Embraco é líder mundial no mercado de compressores herméticos para refrigeração – o principal responsável pela produção do frio em um sistema de refrigeração. Com atuação global e capacidade de produção anual de 37 milhões de unidades, a Embraco oferece soluções que se diferenciam pela inovação e pelo baixo consumo de energia. Seus mais de 12 mil funcionários trabalham nas fábricas e escritórios localizados no Brasil (a sede fica em Joinville, Santa Catarina), na China, Itália, Eslováquia, México, Estados Unidos e em março deste ano, a empresa inaugurou seu escritório na Rússia.

Para saber mais sobre a Embraco acesse: www.embraco.com e siga-nos pela fan page www.facebook.com/embracobr.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support