Contemplados pelo PRONEX lançam livro nos Estados Unidos

O livro Magnetic Materials and 3D Finite Element Modeling foi lançado no mercado internacional pela CRC Press – Francis and Taylor Group, a maior editora mundial de livros na área de Engenharia Elétrica. É a segunda obra conjunta dos professores João Pedro Assumpção Bastos e Nelson Sadowski, ligados ao Departamento de Energia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina. “Os autores apresentam conceitos atuais sobre caracterização de materiais ferromagnéticos e métodos numéricos modernos. Possuem uma escrita fácil de entender e ótimo conteúdo didático”, afirma o editor.

alt

O livro versa sobre materiais ferromagnéticos e modelagem tridimensional de campos eletromagnéticos por meio de métodos numéricos com ênfase no Método de Elementos Finitos. Por isso é fonte de informação para alunos de cursos de graduação e pós-graduação, além dos profissionais do setor que trabalham em magnetismo, eletromagnetismo, ciência dos materiais ferromagnéticos e engenharia elétrica.

Esse trabalho é fruto de atividades de pesquisa científica e acadêmicas dos autores que são pesquisadores 1A do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), possuindo em torno de 400 publicações científicas em periódicos e conferências.

Magnetic Materials and 3D Finite Element é o quinto livro editado pelo Grupo de Concepção e Análise de Dispositivos Eletromagnéticos (GRUCAD-UFSC), já totalizando onze edições. O GRUCAD foi contemplado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), mantido pelo CNPq e pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Maiores detalhes podem ser encontrados no link

Currículo dos professores:

João Pedro Assumpção Bastos
defendeu sua tese de doutorado (Docteur D´Etat) na Université Pierre et Marie Curie, Paris VI, em 1984. Retornou ao Brasil e tornou-se professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1992. Foi o fundador do GRUCAD – Grupo de Concepção e Análise de Dispositivos Eletromagnéticos em 1985, juntamente com o Prof. Renato Carlson. É um grupo que teve um papel pioneiro e importante no desenvolvimento da área de análise de campos eletromagnéticos no Brasil. O Prof. Assumpção trabalhou como professor visitante na University of Akron, Ohio (EUA) em 1992 e 2001. Ele é também autor de quatro outros livros e publicou vários artigos em periódicos e conferências e foi Presidente fundador da Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo.

Nelson Sadowski diplomou-se engenheiro eletricista e mestre em engenharia na UFSC em 1982 e 1985 respectivamente. Em 1993 ele obteve o título de Doutor do Institut National Polytechnique de Toulouse (INPT). Retornou ao Brasil e deu continuidade às suas atividades de pesquisa e ensino no GRUCAD (UFSC) tendo se tornado professor titular em 1996. Em 2000 ele recebeu seu diploma de Habilitiation à la Direction des Recherches (HDR) também no INPT, França. O Prof. Sadowski se dedicou a acordos de cooperação científica internacional com universidades da França, Alemanha e Bélgica. Ele é autor de vários artigos publicados em periódicos e em conferências. Tem também trabalhado ativamente em trabalhos envolvendo a universidade e o setor industrial.

Contatos: jpab@grucad.ufsc.br, nelson@grucad.ufsc.br

Fonte: Assessoria de Imprensa da FAPESC, com contribuições dos autores.