Presidente da Fapesc estará na abertura no 4º Fórum de Inovação de Joinville e Região

Iniciativas inovadoras no âmbito empresarial e educacional de Joinville estarão em destaque a partir desta quarta-feira (6/11), no 4º Fórum de Inovação de Joinville e Região. O evento acontecerá no Centro de Eventos e Exposições – Expoville e reunirá acadêmicos, empresários e pessoas da comunidade interessadas no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. A iniciativa é organizada pelo Conselho de Inovação de Joinville (Comciti).
Para o primeiro dia do evento já estão confirmadas as participações do representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Cezar Luciano Cavalcanti de Oliveira, do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, e Sergio Luiz Gargioni, presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) . A abertura do Fórum acontecerá às 9 horas e o primeiro painel de debates apresentará como tema o “Sistema Nacional de Inovação”. No período da tarde, os participantes irão assistir ao painel sobre a “Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial”, conhecerão cases de sucesso e irão debater mecanismos de fomento à inovação e ao empreendedorismo no Brasil.
Na quinta-feira (7/11), além de participarem dos debates, os acadêmicos e empresários também conhecerão os vencedores do 1º Prêmio de Inovação de Joinville. A iniciativa é volta a estudantes universitários, professores e instituições de ensino superior e os trabalhos concorrem nas categorias de inovação de produtos, inovação de processos e inovação de serviços. Os primeiros, segundos e terceiros colocados em cada modalidade irão receber certificados, troféus e medalhas. A premiação acontecerá a partir das 15 horas, no encerramento do Fórum.
Paralelamente ao evento, acontecerá na Expoville a 1ª Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia, idealizada pela Secretaria de Educação. A Feira busca estimular em estudantes, desde o ensino infantil ao ensino superior, a vontade de inovar e criar alternativas para a aplicação prática de conceitos estudados em sala de aula. O evento acontecerá nesta quarta e quinta-feira (6/11 e 7/11) e a partir das 9 horas a comunidade poderá conferir a apresentação de 160 trabalhos da rede municipal, estadual, federal e privada de ensino de Joinville e região.
A realização do Fórum de Inovação e a instituição do Prêmio estão previstas na Lei de Inovação, instituída em Joinville pela lei 7.170, de 19 de dezembro de 2011.