Experiência catarinense em gado de corte é apresentada no RS

Técnicos da Epagri de Lages, envolvidos no Projeto de Desenvolvimento da Pecuária de Corte da Serra Catarinense, foram convidados para apresentar sua experiência durante o Seminário o Pampa e o Gado, realizado em Lavras do Sul, no Rio Grande do Sul, de 3 a 5 de julho, com mais de 450 participantes.

Em sua quinta edição o seminário tem se tornado um evento com cunho regional, onde todas as questões relacionadas ao pampa gaúcho e à pecuária com base em pastagens naturais são debatidas. Neste ano dois focos principais foram abordados: o capim-annoni e a transferência de tecnologia, com exemplos do Uruguai, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“Fizemos parte do painel de exemplos de sucesso de transferência de tecnologia, mostrando o projeto catarinense de desenvolvimento da pecuária de corte na região serrana, que engloba a pesquisa e extensão de tecnologias adaptadas para o aumento da produtividade, assistência técnica, organização dos produtores, aliança mercadológica com a venda de carne diretamente ao consumidor e o acesso ao crédito agrícola por meio do programa ABC juro zero do Governo Federal e Estadual”, destacou o pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Lages, Cassiano Eduardo Pinto, coordenador de pesquisa do projeto. Fizeram parte deste painel Marcelo Pereira Machín do Instituto Plan Agropecuário, que apresentou “A experiência do Instituto Plan Agropecuário do Uruguai na temática do Campo Natural: estratégias utilizadas de extensão e capacitação e contribuições nas políticas públicas”, Ângelo Aguinaga do SEBRAE-RS, que apresentou “Juntos pra Competir e Redes de Referência”, e Davi Teixeira do Serviço de Inteligência do Agronegócio apresentou “Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários”. Apesar de pouco mais de 18 meses de execução do projeto catarinense, os bons resultados começam a aparecer e despertar o interesse de outros Estados, como este convite para apresentar os resultados. “Neste período são mais de 1400 agropecuaristas capacitados, 35 famílias envolvidas diretamente em ações como: dias de campo, palestras, seminários, e mais de 2.559 ha de pastagens implantadas com projetos de crédito aprovados. Aportamos na região um montante de R$ 9 milhões para melhorias dos sistemas produtivos voltados a pecuária de corte”, destacou Newton Borges da Costa Jr. coordenador de extensão do projeto.

Inserido no Programa de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Catarinense, o Reprotec (Rede de propriedades de referência tecnológicas em pecuária de corte), é desenvolvido com parcerias em nível estadual e regional, envolvendo a Epagri, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, Associação Rural de Lages e, principalmente, os produtores.

Mais informações: Cassiano Eduardo Pinto/Epagri/Estação Experimental de Lages, e-mail: cassiano@epagri.sc.gov.br e/ou Newton Borges da Costa Jr./ Epagri/Gerência Regional de Lages, e-mail: newton@epagri.sc.gov.br