Chapecó receberá II Seminário Internacional de Língua e Literatura

Chapecó receberá II Seminário Internacional de Língua e Literatura PDF Imprimir E-mail Editar

De 19 a 22 de novembro de 2013, a Universidade Federal da Fronteira Sul, promove, em Chapecó, o II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul. O evento será realizado com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), após ter sido selecionado para receber recursos públicos por meio da Chamada Pública FAPESC nº 05/2012 PROEVENTOS 2013 – Fase II.

O II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul objetiva criar um ambiente acadêmico-científico de divulgação de pesquisas. A temática do evento – Linguagem: pesquisa e ensino – é motivada pela relevância social das articulações entre a pesquisa e o ensino. Essas articulações são compreendidas na perspectiva de que o ensino e a pesquisa estão fortemente vinculados, sem se confundirem. Dessa forma, busca-se construir um instigante espaço de interlocução que possibilite a reflexão sobre práticas de pesquisa e sobre o ensino de linguagens.

Para atender as demandas mais diretamente relativas à pós-graduação, o II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul realizará, de forma articulada, o I Instituto de Estudos Linguísticos, que objetiva ser um espaço profícuo para a reflexão teórica sobre a prática científica, para o estudo de temas específicos da ciência da linguagem, para a divulgação de resultados finais ou parciais de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu da área de Letras/Linguística, para a discussão de dissertações e teses concluídas ou em andamento em instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. As atividades do Instituto se iniciam no dia 21 de novembro com a conferência da Profª Drª Eni Orlandi.

Trata-se de evento realizado pelo curso de graduação em Letras, pelo curso de pós-graduação lato sensu em Literaturas do Cone Sul e pelo programa de pós-graduação stricto sensu em Estudos Linguísticos, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Clique aqui para saber sobre a primeira edição do evento, ocorrida entre os dias 9 e 11 de novembro de 2011.

Mais informações no site do evento:

fronteirasul2013.wordpress.com

Fonte: Assessoria de Comunicação da FAPESC