Especialistas mundiais apresentarão conceitos, tecnologias e atitudes que podem transformar as relações das pessoas com as cidades onde moram. O evento será transmitido pela internet
Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), da Finlândia e de Portugal estarão em Florianópolis, no dia 04 de junho, para apresentar como a inovação pode transformar os locais onde as pessoas moram, trabalham e convivem. Eles participam do seminário Cidades Inteligentes, Cidades do Futuro, que será gratuito e aberto ao público. O Seminário é uma realização da Prefeitura de Florianópolis, do Laboratório Internacional Multi-Institucional – ÁgoraLab e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Santa Catarina, por meio da Câmara Empresarial de Tecnologia e Inovação.
De acordo com a ONU, em 2050, a população que vive em cidades irá crescer 86% em países desenvolvidos e 64% em emergentes. Muitas cidades já encontraram soluções para superar os desafios desse crescimento com a adoção de soluções criativas e inovadoras. Algumas dessas experiências serão apresentadas no seminário Cidades Inteligentes, Cidades do Futuro. Mobilidade urbana, acesso a serviços, qualidade de vida e integração cultural e social estão entre os temas que serão debatidos no evento.
Um dos palestrantes do Seminário é o diretor do grupo de pesquisa Changing Places, do Media Lab. do MIT, Kent Larson. Ele é referência em pesquisas sobre arquitetura, design urbano e sistemas de mobilidade. Entre os projetos desenvolvidos por Larson está o Hiriko, um veículo inteligente que ocupa 1/3 do tamanho de um veículo comum, é elétrico e dobrável. Outro palestrante referência em inovação é o brasileiro Eduardo Moreira da Costa, diretor geral do Ágora Lab, ex-diretor da FINEP e do CNPq.
Confira as palestras do seminário:
– ÁgoraLab e as cidades inteligentes humanas – Prof.Dr. Eduardo Moreira da Costa (Diretor Geral ÁgoraLab)
– Oito fatores para um Cidade Resiliente – Prof.Dr. Kent Larson (Diretor Changing Places, MIT Media Lab, EUA)
– Cidade flexível: o caso de Helsinque– Prof.Dr. Jarmo Suominen (Aalto University, Finlandia)
– Mobilidade sob demanda – Dr. Praveen Subramani (MIT Media Lab, EUA e Universidad Adolfo Ibáñez, Chile)
– Projetos de Cidades Inteligentes na Europa – Prof.Dr. Álvaro Oliveira (Conselheiro do ÁgoraLab)