Unisul sedia Seminário Nacional de Inovação

A 4ª edição do Seminário Nacional de Inovação ocorre nos dias 23 e 24 de maio, na Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina – campus de Tubarão. Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde”, o evento proporcionará momentos de debates e palestras com pessoas renomadas nos assuntos que norteiam o encontro. O evento é gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada nestas temáticas.

A abertura oficial do Seminário ocorre na quinta-feira, dia 23 de maio, às 19 horas com a palestra “Transferência de tecnologia e os marcos regulatórios”, com o Assessor Especial da Direção da ANVISA, Norberto Rech. Ele apresentará as demandas referentes à tecnologia de prestação de serviços e a transferência de tecnologia no setor saúde, com foco principalmente na saúde pública e a sua relação com os marcos regulatórios brasileiros neste campo.

Anterior à abertura do evento acontecem duas mesas redondas. Uma das 14 horas às 16h30min, com o tema “O que a indústria espera da ciência?”. Serão apresentadas as demandas emergentes do setor produtivo no que se refere à pesquisa em ciências da saúde e do complexo industrial da saúde.

A segunda mesa ocorre das 17 horas às 18 horas, com o tema “Ciência, Tecnologia e Serviços em saúde na Unisul”. Serão apresentadas as ações, planos, projetos e programas desenvolvidos na Unisul e relacionados à inovação na área da saúde.

Na sexta-feira, dia 24 de maio, a Mesa Redonda “Tecnologias no contexto da atenção a saúde “ ocorre das 8h30min às 10 horas. Nesta mesa irão elencar os fatores que dificultam a incorporação, no campo da saúde, do conhecimento gerado pela ciência e demonstrar os caminhos que devem ser trilhados para a aplicação das novas tecnologias e a aproximação da academia com os serviços.

Ainda no dia 24 de maio, das 10h30min às 11h30min, ocorre a palestra “Academia e Inovação em saúde”, ministrada pelo Diretor do Departamento do Complexo Industrial da Saúde (DECIS/SCTIE/MS) – Eduardo Jorge Valadares Oliveira. Ele irá abordar os fatores que dificultam a aplicação do conhecimento gerado na academia, e demonstrar os caminhos que devem ser trilhados para esta aproximação.

O evento é organizado pela Agência de Desenvolvimento Científico, Tecnologia e Inovação da Unisul (Agetec) e tem parceria com a Prefeitura Municipal de Tubarão e a 10ª Feira da Indústria, Comércio e Serviços (Feincos) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Ainda conta com apoio do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Ciências da Saúde da Unisul, que, por meio das suas linhas de pesquisas, tem pautado sua produção científica na inovação de produtos, processos e serviços para a saúde.

O evento é gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada nestas temáticas. As inscrições são feitas de forma online pelo endereço:
www.unisul.br/InscricoesPortal/mochila.jsf? USL_MODALI_CURSO=P&UNIDADE=21&ACAD_CAREER=EXT&USL_AGRP_PP=359&

Mais informações pelo e-mail: seminariodeinovacao@unisul.br, ou através dos telefones 48 3621 3360 (PRO-PPGI/Agetec – Fabíola Martins) e 48 3621 3363 (PPGCS – Mestrado em Ciências da Saúde – Silvane Cauz).

Fonte: Engeplus