Sai novo livro publicado com recursos do governo estadual

Organizações Internacionais de Integração Regional é o título do livro mais recente impresso na Editora da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com recursos da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). A obra foca na estrutura e outros aspectos da União Europeia, Mercosul e União das Nações Sul-Americanas.

A União Europeia é considerada o modelo mais ousado de integração regional até então conhecido por uma das autoras do livro, Karine de Souza Silva, professora dos programas de pós-graduação em Relações Internacionais e em Direito da UFSC. Ela fez pós-graduação na Espanha, Universidad Internacional de Andalucía, onde cumpriu um dos seus estágios doutorais. O outro foi na Bélgica, na Universiteit Leuven. “A obra (em questão) é a cristalização de mais de uma década de vida acadêmica e de pesquisas neste campo, elaboradas pelos autores em consonância com suas atividades docentes”, explica Karine.

O segundo autor, Rogério Santos da Costa, é professor do curso de graduação em Relações Internacionais da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina). Na mesma instituição, ele colabora com o programa de pós-graduação em Administração, entre outras atividades.

Vale lembrar que esta obra e 21 outras foram impressas após terem sido selecionadas em uma chamada pública que visa à publicação de livros ou revistas, de natureza científica ou tecnológica, em diferentes áreas do conhecimento, vinculados a temáticas catarinenses ou ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida da população do Estado.