Projeto MIDI 2.0 propõe novo modelo de seleção, incubação e aceleração de empresas

Em consonância com os objetivos estratégicos do Planejamento Estratégico 2013-2016 da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), o MIDI Tecnológico está promovendo mudanças estruturais internas, com o objetivo de consolidar um modelo inovador do processo de incubação de empresas. A incubadora, que tem a ACATE como administradora e o Sebrae-SC como mantenedor, está definindo detalhes do projeto chamado MIDI 2.0, que propõe um novo modelo de seleção, incubação e aceleração de empresas. A mudança é motivada pela constatação do amadurecimento e evolução do mercado de tecnologia, no que diz respeito a competitividade e dinamismo, fatores que exigem ajustes no modelo de incubação.

Segundo o apoiador da iniciativa e sócio diretor da empresa graduada Arvus, Bernardo Castro, a proposta do MIDI 2.0 é redesenhar o processo de incubação, desde a prospecção de novos negócios, passando pelo processo seletivo, até o auxílio no desenvolvimento das empresas incubadas. ?Estão previstos projetos como a criação de indicadores de desempenho das empresas, um modelo de apadrinhamento por empresários de tecnologia da região, estudo de modelos de aceleração de empresas, iniciativas de aproximação e preparação das empresas para acesso a capital empreendedor, entre outros.?

A incubadora também conta com uma nova coordenadora técnica, Kamila Bitarello, além do coordenador geral Gabriel Sant’Ana Palma Santos, que também é secretário executivo da ACATE. Os principais desafios previstos para a nova coordenação é conduzir os projetos, colocando em prática o modelo inovador do processo de incubação que está sendo desenhado

Por meio do programa do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE), o MIDI Tecnológico está dando suporte técnico para outras três incubadoras de Santa Catarina: Incubadora Tecnológica de São José, em São José; Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo (CRIE), de Tubarão; e Uniinova, da Itajaí. O modelo tem como objetivo apoiar a profissionalização das incubadoras de empresas, em processos de gestão para melhorar os serviços e oportunidades oferecidos às incubadas.

Em quase 15 anos, o MIDI já contribuiu com a chegada ao mercado de 68 empresas graduadas e, atualmente, conta com 21 empresas incubadas, sendo 11 residentes e 10 virtuais.

Fonte: Larissa Cabral
larissa@dialetto.com.br