Governo do Estado lança Distrito de Inovação em Chapecó

A primeira etapa do Distrito de Inovação de Chapecó começou na última quarta-feira, 12, com o lançamento do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ e da Rede de Inovação. Chapecó é a quarta das 12 cidades catarinense a receber o projeto, coordenado pelo programa Inova@SC, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

O secretario da SDS, Paulo Bornhausen, acredita que o projeto trará uma nova dinâmica de desenvolvimento para a região. “Esta é estrategicamente para Santa Catarina uma região que irá se desenvolver a passos largos na fronteira do conhecimento. Isso vale tanto para as atividades já existem, como o agronegócio, quanto para novas matrizes econômicas, ligadas à tecnologia de ponta e à inovação”, destacou.

A iniciativa, prevista no Plano SC@2022, da SDS, resultou de uma a parceria local do Governo do Estado, por meio da SDS e do programa Inova@SC, da Prefeitura de Chapecó, e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). “O somatório dos esforços de todas as instituições envolvidas garante que o projeto se tornará uma realidade”, destacou o prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori.

O Distrito de Inovação de Chapecó está localizado ao lado da Unochapeço e conta com 200 mil m2 de área. Neste espaço, será erguido o Centro de Inovação, com foco na prestação de serviços de apoio para os demais empreendimento instalados no local, centro de pesquisa e desenvolvimento, laboratórios, pré-incubação de empresas, e a presença de agentes de fomento, como Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc) e Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc).

O reitor da Unochapecó, Odilon Poli, aposta no crescimento do setor de tecnologia, e no fortalecimento das atividades econômicas já existentes por meio da inovação. “A criação do Distrito de Inovação, do Parque Chapecó@ e os elos da Rede de Inovação vão permitir e promover a inovação em novas empresas e nas já consolidadas”, diz Poli. “Em poucos anos, estaremos trabalhando no caminho do desenvolvimento da alta tecnologia”, prevê.

Durante a cerimônia foram lançados o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ e a Rede de Inovação. O parque visa promover o desenvolvimento sustentável da região, com ações focadas em tecnologia da informação, social, meio ambiente e saúde. Já a Rede de Inovação tem como objetivo promover a reestruturação estratégica das iniciativas voltadas para inovação em todas a Região Oeste, como núcleos de pesquisa; de transferência tecnológica; incubadoras; laboratórios, programas de mestrados doutorado, especialização e extensão; e os recém criados escritórios de negócios e empreendedorismo e de projetos e prestação de serviços. O parque e a rede têm o apoio do Governo do Estado.

Fonte: SDS