Faleceu hoje o Prof. Caspar Erich Stemmer

Faleceu hoje, em Florianópolis, o Prof. Caspar Erich Stemmer, cuja trajetória profissional o alçou à condição de ícone da inovação em SC. Ainda ontem, dia 11/dez, ele foi homenageado na Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina), órgão do governo estadual vinculado à SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável).  Na ocasião, seu filho, Marcelo Stemmer, representou o engenheiro na solenidade da entrega do prêmio que leva seu nome.

O Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer – Inovação Catarinense foi instituído pela Lei Catarinense de Inovação, em 2009. No ano seguinte, recebeu o nome do Prof. Stemmer, que foi Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, além de ter publicado 3 livros e exercido muitas funções, acadêmicas ou não. Durante sua gestão na UFSC, entre 1976 a 1980, diversos cursos foram criados, incluindo o primeiro programa de doutoramento da UFSC, em Engenharia Mecânica.

 

“Em 1998, o Prof. Stemmer se aposentou da UFSC, embora siga sempre encorajando e estimulando a todos com seus conselhos e palavras de incentivo. Em 1999, o Conselho Universitário outorgou-lhe o merecido título de Professor Emérito desta universidade. Este reconhecimento se juntou a outros tantos que ele recebeu, dentre os quais os graus de Comendador e de Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico”, disse o Prof. Dr. Álvaro Toubes Prata, Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Cidadão Honorário de Florianópolis, Caspar Erich Stemmer recebeu a condecoração Anita Garibaldi do Governo do Estado de Santa Catarina, em 2009.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support