Aluno da UNIASSELVI vence prêmio de Empreendedorismo

O acadêmico do 8º semestre do curso de Engenharia Ambiental da UNIASSELVI, Régis Chrystian da Silva, venceu o Prêmio Santander 2012 de Empreendedorismo, na categoria Setores Tradicionais.

A categoria de Setores Tradicionais engloba projetos de empresas ligadas às áreas tradicionais do comércio, serviços, agricultura ou indústria, que apresentem inovações nos modelos de negócio e/ou produto ou serviços diferenciados.

Para esta categoria, o estudante criou um Ecotêiner, um dispositivo de emergência ambiental que previne e contém vazamentos de produtos perigosos. ?É uma bacia de contenção flexível, portátil, impermeável e resistente a produtos químicos. Basta coloca-la no local do vazamento e a carga pode ser transportada normalmente?, explica Silva.

A utilização do Ecotêiner pode reduzir em até 80% os custos de atendimento a emergências ambientais em navios, estradas, linhas férreas, portos e terminais do país. Um contêiner com vazamento pode colocar vidas em risco, além dos impactos ambientais relacionados. No geral, o reposicionamento de um contêiner com vazamento em áreas portuárias ou especializadas custa em média R$ 700,00/posição, e a permanência deste sobre uma área especial, provida de sistemas de engenharia para contenção do vazamento custa em média R$ 1200,00 por dia.

O aluno criador do Ecotêiner receberá R$ 50 mil para investir no projeto e uma bolsa de estudos na Babson by Savings Sidekick” href=”http://www.grupouniasselvi.com.br/pt_br/noticias.php?show=3451#” target=”_blank”>College (Boston ? EUA). Além disso, o Professor e Orientador do projeto, Júlio Roussenq Neto, também ganha a viagem, como acompanhante do acadêmico.

Silva, que é Gestor Ambiental Portuário e Pesquisador do (GEATA) Grupo de Estudos Ambientais e Tecnologia Avançada do Centro Universitário Leonardo Da Vinci, competiu com estudantes de Graduação e Pós-Graduação de todo o Brasil.

projetoaambiental@gmail.com
47-8867-0301 SC