Diretora Operacional da Fapesc participa de evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A visita de alunos das escolas públicas de Florianópolis e a apresentação de pesquisas científicas da UFSC foram as atividades na tarde de quarta-feira, dia 17 de outubro, no Seminário de Integração Científica e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no campus da UFSC. Os eventos acontecem paralelamente e envolvem alunos do ensino médio da capital catarinense, graduação e pós-graduação da UFSC, que trocaram experiências nas áreas de química, física e meio ambiente.


Da escola estadual Getúlio Vargas, 50 alunos do 2º ano do ensino médio conheceram o Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Exploração (Labidex) do curso de Física e o Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Experimentação do curso de Química (Quimidex). Experiências baseadas em  processos de eletromagnetismo e cinemática foram apresentados a um grupo de alunos. O outro grupo fez experimentos para realizar a síntese de compostos aromáticos e, no final, confeccionar velas perfumadas.


Ciências da vida


No Hall do Centro de Eventos da UFSC, 284 pôsteres estavam expostos com projetos de iniciação científica na área de “ciências da vida” – dos cursos do Centro de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Centro de Desportos da UFSC. O contato com outros projetos faz parte do Seminário de Iniciação Científica da UFSC, com programação até sexta-feira, 19 de outubro.


Alunos dos cursos de Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde e Desportos da UFSC expõem projetos de iniciação científica na área de “ciências da vida”. Foto: Henrique Almeida / Agecom

 


Entre os projetos apresentados está o das graduandas do curso de Fonoaudiologia, Dieny Aparecida Martins e Andréa da Costa Rankel. Coordenado pela professora  Ana Paula Santana, do Departamento de Análises Clínicas, o projeto de pesquisa busca evitar a degeneração gradual nos pacientes diagnosticados com o Alzheimer estimulando, durante as terapias conduzidas pela professora e pelas acadêmicas de fonoaudiologia, a memória do paciente com jogos, palavras-cruzadas, leitura de revistas e mensagens escritas. Por meio dessas atividades, as terapias auxiliam na manutenção de práticas simples, como o diálogo e a memória recente do paciente. Encaminhados pela Associação Brasileira de Alzheimer (ALBRAz), os pacientes, geralmente entre 60 a 80 anos, participam de sessões de 45 minutos, uma vez por semana.



Da palavra para a ação

 


O último evento do dia, realizado no Auditório Garapuvu, foi a cerimônia de abertura, que reuniu centenas de estudantes e professores dos diversos campi da UFSC. Em seu discurso, a reitora Roselane Neckel lembrou da responsabilidade da comunidade acadêmica em questionar e transformar a realidade. “Como cientistas, estamos aqui não apenas para obter respostas e sim para formular novas perguntas”, disse. Ao lembrar dos temas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano destaca a sustentabilidade, erradicação da pobreza e economia verde, a reitora destacou que o desafio é transformar essas palavras em prática. Participaram também da cerimônia a vice-reitora, Lúcia Helena Martins Pacheco, o pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy Filho, a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Heliete Nunes e a diretora operacional da Fapesc, Deborah Bernett. (à esquerda, na foto)


 

foto_deborah

Na cerimônia de abertura, a reitora Roselane Neckel destacou o desafio para os novos cientistas de formular novas perguntas


< /span>

A palestra magna “Fazendo ciência e sendo um cientista” foi proferida pelo professor Jamil Assreuy Filho, que, com base na obra On Being a Scientist, tratou dos aspectos, etapas e desafios de se fazer ciência e que podem ser aplicados em vários campos da atividade humana. O professor Jamil também fez um panorama da pesquisa na UFSC, setor que envolve hoje mais de 6300 estudantes de pós-graduação, 516 grupos de pesquisa no CNPq, 888 bolsistas de iniciação científica e que se reflete nos quase mil trabalhos inscritos no SIC/2012.



Ao final, ocorreu o sorteio de um iPad, cuja ganhadora foi Tayrine Sousa Weber, estudante de Ciências Biológicas e bolsista do Laboratório de Neurobiologia da Dor e Inflamação. Ela participou do SIC com o trabalho “Efeito da Inosina e Envolvimento dos Receptores de Adenosina na Osteoartrite Induzida por Iodoacetato Monossódico em Camundongos”.

 


Programação na UFSC – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Seminário de Iniciação Científica nos dias 18 e 19 de outubro:


Dia 18 de outubro – Quinta-feira – Programação SIC


8h30min às 11h – Apresentações Orais do SIC – Área de Ciências Exatas e da Terra (Bolsistas cujos orientadores sejam do CTC e CFM) – Local: Sala Pitangueira.


15h às 18h – Apresentações dos Painéis do SIC – Área de Ciências Exatas e da Terra (Bolsistas cujos orientadores sejam do CTC e CFM) – Local: Hall superior do Centro de Cultura e Eventos.


Dia 18 de outubro – Quinta-feira – Programação SNCT


8h30min às 9h10min – Projeção de filmes da SNCT aos alunos da Rede Pública Municipal e Estadual.


9h30min às 11h30min – Oficinas interativas nos laboratórios nas áreas de química, física, matemática, meio ambiente e visita ao planetário da UFSC.


14h30min às 15h10min – Projeção de filmes da SNCT aos alunos da Rede Pública Municipal e Estadual.


5h30min às 17h30min – Oficinas interativas nos laboratórios nas áreas de química, física, matemática, meio ambiente e visita ao planetário da UFSC


18h – Palestra Prof. Clarilton Edzard Davoine Cardoso Ribas, Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural – CCA/UFSC. Título – O sino florentino, a ciência e a sociedade contemporâneos: Caminhos percorridos pela produção científica e tecnológica atuais e seus impasses ambiental, social e energético. Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC.


19h – Sorteio de prêmio

 


Dia 19 de outubro – Sexta-feira – Programação SIC


8h30min às 11h – Apresentações Orais do SIC – Área
de Ciências Humanas e Sociais (Bolsistas cujos orientadores sejam do CFH, CCE, CED, CSE e CCJ) – Local: Sala Pitangueira.


15h às 18h – Apresentações dos Painéis do SIC – Área de Ciências Humanas e Sociais (Bolsistas cujos orientadores sejam do CFH, CCE, CED, CSE e CCJ) – Local: Hall superior do Centro de Cultura e Eventos.


Dia 19 de outubro – Sexta-feira – Programação SNCT


8h30min às 9h10min – Projeção de filmes da SNCT aos alunos da Rede Pública Municipal e Estadual.


9h30min às 11h30min – Oficinas interativas nos laboratórios nas áreas de química, física, matemática, meio ambiente e visita ao planetário da UFSC.
14h30min às 15h10min – Projeção de filmes da SNCT aos alunos da Rede Pública Municipal e Estadual.


15h30min às 17h30min – Oficinas interativas nos laboratórios nas áreas de química, física, matemática, meio ambiente e visita ao planetário da UFSC.
18h – Sorteio de prêmio.


Mais informações:


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: http://semanact.mct.gov.br


Fonte: Poliana Dallabrida/ Estagiária de Jornalismo da Agecom / UFSC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support