Na próxima quinta-feira (16), às 9h, vai ser lançado o livro Governança Territorial e Desenvolvimento: Descentralização Político-Administrativa, Estruturas Subnacionais de Gestão do Desenvolvimento e Capacidades Estatais, publicado pela Editora Garamond. O evento integra a solenidade de abertura do 8º Congresso Catarinense de Finanças, Contadores Públicos e Contadores Internos Municipais, e será realizado no auditório Jurerê do Golden Executive Hotel, situado na Rua São Benedito, 50, em São José, na Grande Florianópolis.
O livro teve como organizador o Prof. Valdir Roque Dallabrida, professor no Mestrado em Desenvolvimento Regional da UnC (Universidade do Contestado), com artigos de mais vinte e três autores, do Brasil, Argentina e Chile e contou com recursos financeiros da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) na sua primeira impressão, com 500 exemplares. No livro estão contempladas reflexões sobre o processo de descentralização do Estado de Santa Catarina, resultante de investigações realizadas por vários pesquisadores de universidades comunitárias de todo o Estado. Da UnC, o Prof. Valdir e o Prof. Walter Birkner participam com artigos resultantes de projeto de investigação realizado junto ao Mestrado, entre 2010 e 2012.
Este livro pretende contribuir para uma melhor – e mais ampla – compreensão das questões suscitadas pelo debate sobre a descentralização político-administrativa e o desenvolvimento, de modo geral, e em particular sobre os caminhos que têm percorrido as experiências concretas de exercício da soberania federativa de entes subnacionais – municípios, estados, regiões. Indagando quais os seus limites e possibilidades dessas experiências, assim como sobre as mazelas que essas opções engendram (sobretudo no ocultamento das reais contradições políticas e sociais), os textos reunidos no livro, redigidos por especialistas notórios, dão valiosas contribuições para o debate. O livro transita entre a necessária discussão das bases teóricas e a análise das experiências concretas, brasileiras e latino-americanas. Não por acaso, centra a atenção nas experiências gaúchas e catarinenses, dois dos estados brasileiros que mais avançaram na experimentação federativa subnacional. Mas aborda também os casos de outros estados brasileiros e incorpora uma incursão nas experiências de dois países vizinhos, a Argentina e o Chile, este último com o interessante contraponto da discussão da descentralização no contexto de um Estado unitário que reitera a importância da dimensão regional.
O lançamento do livro em referência já foi feito na UnC, em Canoinhas, no início de 2012. Além do evento em Florianópolis, o lançamento do livro também será feito no dia 29 de agosto, às 18h, no Auditório da Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante o Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade, evento promovido pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), da qual o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da UnC faz parte.
A edição e lançamento de livros desta natureza, são formas qualificadas de divulgar a produção técnico-científica dos professores pesquisadores do Estado de Santa Catarina, bem como oportunizar à comunidade acadêmica, autoridades públicas e população em geral, o aceso às reflexões e principais conclusões resultantes de projetos de pesquisa desenvolvidos em programas de pós-graduação apoiados financeiramente com recursos da Fapesc.
Fonte: Unc