Alvaro Prata explica importância da educação para a ciência

Ao participar do seminário A pesquisa científica e a inovação, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis (SC), o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec/MCTI), Alvaro Prata, destacou a importância da educação para a promoção do conhecimento científico e tecnológico do país.

Nós não podemos descuidar da educação. Qualquer que seja o caminho que a Udesc adote, a educação sempre precisa ser muito importante. Avançar no conhecimento e dar condições que as pessoas sejam cultas, no amplo sentido da palavra. Não há ciência sem educação e não há tecnologia sem ciência, e não tem inovação sem tecnologia, é uma cadeia, afirmou Prata.

O secretário do MCTI também observou que a Udesc precisa assim como as demais instituições de ensino promover a inovação através da iniciativa de estar presente nas empresas, através de parcerias, principalmente, que levem os conhecimentos gerados na universidade, para a prática e para a produção de novas tecnologias. A tecnologia tem que estar presente em todas as vertentes da universidade. O aluno pode ser o maior vínculo entre a universidade e as empresas. É preciso ousar, enfatizou o secretário do MCTI.

Na oportunidade, Prata acrescentou que as universidades precisam de maior autonomia e iniciativa, para interagir com as empresas, precisam ser mais independentes e adquirir com equilíbrio, instrumentos que criem essas oportunidades.

O seminário – promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e pela Coordenadoria de Propriedade Intelectual da Udesc -contou com a presença do reitor da universidade, Antonio Heronaldo de Sousa, do vice-reitor Marcus Tomasi, da coordenadora de Propriedade Intelectual da Udesc, Carla Regina Roczanski, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni, além de cerca de 120 pessoas, entre pró-reitores da Udesc coordenadores, pesquisadores, alunos e professores, de todos os centros da universidades e demais convidados de instituições parceiras.

Investimento

Ao abrir o evento, o reitor da Udesc apresentou a universidade e tratou sobre a pesquisa científica. Heronaldo destacou o crescimento da Udesc, tanto na Graduação, como na Pós-Graduação, além de trazer ao público o perfil dos servidores e os valores investidos nos financiamentos às pesquisas. O dirigente da Udesc deu ênfase aos 141 grupos de pesquisa existentes e ao montante de R$ 1,8 milhão investido anualmente na área de inovação científica na instituição.

Mesmo que tenhamos ainda uma recente participação nas atividades de Pesquisa e de Pós-Graduação, que á algo novo, nós já conseguimos captar em torno de 14% daquilo que a gente utiliza no dia a dia, tirando os salários. É pouco, mas algo que tem significado. Esse valor é um algo que queremos duplicar, ou triplicar, durante a nossa gestão, acrescenta o reitor.

A coordenadora de Propriedade Intelectual, Carla Regina Roczanski, falou sobre a proposta de minuta de política de inovação da Udesc, que segundo ela, será discutida por toda a comunidade universitária em encontros com todos os centros de ensino. A intenção é que até o final do ano, a política esteja elaborada e seja apresentada no Conselho Universitário (Consuni). A Udesc irá realizar seminários, para a discussão dessa política interna de inovação, a exemplo da Fapesc, que em todo o Estado, tem levado para a discussão o assunto, diz a coordenadora.

Carla destacou, ainda, o que deverá estar contido na política, desde as funções da coordenadoria, até as parcerias que podem ser firmadas. Disseminar e fortalecer a cultura da Propriedade Intelectual na universidade é a nossa intenção, nestes encontros que estaremos realizando. Há muito que fazer nessa área. Promover o empreendedorismo, investir na criação de recursos humanos são alguns dos temas a ser tratado por ela, acrescentou.

Fapesc

No seminário, o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, também apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido na área, através do Estado e citou a Lei Catarinense de Inovação (14.328 de 15 de janeiro de 2008), a qual rege as políticas de inovação em Santa Catarina. Gargioni falou sobre a importância das parcerias, entre a universidade e as empresas e o problema da burocratização que existe no setor. Na ocasião, o presidente mostrou os programas e projetos da Fapesc e falou sobre um dos papéis da fundação que é ser elo entre as instituições e as empresas.

O vice-reitor da Udesc, Marcus Tomasi, encerrou o evento dizendo que a universidade está no caminho certo para a inovação. Estamos criando o movimento, provocando, para que a universidade entre na corrente da inovação e também trate com mais ênfase a questão do empreendedorismo, junto aos alunos e trabalhando em uma política que seja operacionalizada com o mínimo de burocracia, para que efetivamente, aconteça, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc