Publicada portaria sobre reajuste de bolsas

Foi publicada nesta quarta-feira, 11, a Portaria nº 96, que dispõe sobre o reajuste das bolsas de mestrado e doutorado, pós-doutorado e de iniciação científica, tecnológica e à docência, ofertadas pela Capes

De acordo com o documento, a bolsa de mestrado passa para R$ 1.350, a de doutorado para R$ 2 mil, a de pós-doutorado vai a R$ 3.700 e a de iniciação científica a R$ 400. Como o pagamento é efetuado referente ao mês anterior, os créditos com os devidos aumentos serão a partir do mês de agosto.

Bolsas

Nos últimos quatro anos, a Capes expandiu o Sistema Nacional de Pós-Graduação e aumentou a oferta de bolsas. Em 2008, havia cerca de 40 mil bolsistas no país. Em 2011, foram concedidas 72.071 bolsas de pós-graduação e 30.006 no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid), num total de 102.077 Bolsas.

O último reajuste de bolsas de pós-graduação no país ocorreu em junho de 2008, quando as de mestrado passaram de R$ 940 para os atuais R$ 1,2 mil e as de doutorado de R$ 1,3 mil para R$ 1,8 mil. Entre 2004 e 2008, houve três aumentos, em que as bolsas obtiveram reajuste de 67% sobre os valores de 2002.

Fonte: CONFAP