Professores da Unesc aprovam projetos para estudos na área da saúde e cerâmica

Meningite bacteriana e revestimento cerâmico autolimpante são os focos de pesquisas de dois professores da Unesc que aprovaram projetos junto à Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Os pesquisadores Tatiana Barichello e Adriano Michael Bernardin vão receber R$ 60 mil cada para desenvolver suas pesquisas. Ambos os trabalhos foram aprovados na Chamada Pública nº 04/2011, de Apoio à Infraestrutura de CT&I para Jovens Pesquisadores.

Meningite

Tatiana vai avaliar novas possibilidades de tratamento para prevenir sequelas da meningite. A meningite bacteriana possui mortalidade em torno de 16% a 37% e sequelas, como perda de audição e prejuízo de aprendizagem e memória, em torno de 30% a 52% dos sobreviventes. Com o estudo, a pesquisadora pretende compreender o funcionamento do organismo (bactéria) durante a doença, entre outros danos, para prevenir as sequelas da doença.

Tatiana é professora do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde). Ela vai desenvolver o projeto “Avaliação da resposta imune do hospedeiro e novas possibilidades terapêuticas coadjuvantes na prevenção do dano cognitivo ocasionado pela meningite pneumocócica”.

Revestimento cerâmico

Bernardin vai continuar seu estudo de um revestimento cerâmico autolimpante, que utiliza a radiação solar (UV) para degradar matéria orgânica (como óleo, graxas e microrganismos – bactérias, entre outros). A pesquisa fez parte de seu doutorado e agora terá continuidade com o financiamento da Fapesc. Em sua estudo ele utilizou um material semicondutor (óxido de titânio), que reage na presença de luz solar e água e transforma a matéria orgânica em CO2 e água.

Bernardin é professor do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais). Ele vai desenvolver o projeto “Obtenção de vidrados cerâmicos fotoativos a partir de anatásio Photoglaze”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Unesc