Inicia hoje a segunda etapa da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia

O governador Raimundo Colombo participou, nesta segunda-feira, 11, em Joinville, da abertura da 12ª Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) de Inovação Tecnológica. O tema central do evento é “Inovar Agora: Competição Global e Sobrevivência Local”. A conferência, que segue até quarta-feira, 13, tem o objetivo de discutir sobre os rumos, desafios e a importância da inovação tecnológica no aumento das competitividades das empresas brasileiras. “Tudo aquilo que é desenvolvido em tecnologia, pesquisa, inovação, competitividade interessa muito. É um orgulho para Santa Catarina sediar esse encontro”, disse o governador.

foto_m_62509

Raimundo Colombo destacou que discutir o tema do evento é de fundamental importância para o Estado e para o país. “Inovação é essencial para diminuir os custos dos serviços públicos e, por consequência, os custos do país.” O governador destacou ainda que o Estado tem bons exemplos de empresas que investem em inovação, e muitas delas são de referência. Também citou o apoio do Governo com o Juro Zero para estimular as pequenas empresas e os projetos desenvolvidos por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc.

O presidente da conferência e vice-presidente da Anpei, Guilherme de Lima, informou que o evento conta com a participação de cerca de mil pessoas, entre representantes de empresas privadas, profissionais da área de inovação que atuam em institutos de pesquisas, agências de fomento e órgãos públicos federais, estaduais e municipais. “Nós, enquanto empresas, precisamos inovar mais. Inovação tem que ser dia a dia em um esforço conjunto, para construir um país mais competitivo”, enfatizou.

foto_m_62508_reduzida

Ainda dentro da programação, inicia nesta terça-feira, 12, a segunda etapa da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela Fapesc. O evento servirá para atualizar a política pública nas três áreas. A última etapa será realizada em outubro, no município de Criciúma.

Dentre as autoridades presentes no evento, estavam os secretários de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo Bornhausen; de Assuntos Internacionais; Alexandre Fernandes; de Supervisão de Recursos Desvinculados, Celso Calcagnotto; de Desenvolvimento Regional de Joinville, Bráulio Barbosa; presidente da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, Glauco Arbix;  presidente da Fiesc, Glauco Corte; da Fapesc, Sergio Gargioni, além dos secretários nacional de Inovação, Nelson Fujimoto; e do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Alvaro Prata.

Fonte: Elisabety Borghelotti, da Secretaria de Estado de Comunicação, com contribuições da FAPESC